Há algum tempo, motivada pela programação do nosso núcleo de estudos de Logosofia, tive a ideia de criar um projeto de vida ao qual dei o nome de “Projeto Alquimia”.
Sempre gostei muito da imagem dos alquimistas que transformavam chumbo em ouro, e minha intenção era justamente transformar aspectos negativos da minha psicologia em aspectos construtivos.
Com o tempo, o próprio método logosófico foi me conduzindo ao exercício da ordem, da disciplina e da obediência, principalmente em relação aos meus próprios objetivos.
Também fui reconhecendo a importância da presença de sentimentos elevados em minha vida, pois, quando eles estão ausentes, a existência se torna muito mais dura.
Tenho constatado que a alegria, a esperança e a gratidão deixam a vida mais leve. Tenho comprovado também como a liberdade de pensar e a liberdade de criar novos pensamentos expandem a vida e aprimoram o conceito que estou formando sobre a verdadeira vida, em sua tríplice configuração bio-psico-espiritual.
Transcrevo a seguir os ensinamentos logosóficos que tanto tocaram o meu sentir e me possibilitaram viver momentos muito especiais:
Isto acontece aos que, sem interrupções, seguem o caminho da Sabedoria, que têm oportunidade de comprovar uma vez ou outra e infinidade de vezes, se estão no acerto ou se estão no erro; quando praticam o conhecimento adquirido ou quando ensaiam tão somente compreensões sobre tal ou qual conhecimento. (Introdução ao Conhecimento Logosófico – p. 430, §3 a 431, §1)
Com os estudos dos ensinamentos logosóficos, extraindo deles elementos valiosos para minha vida, posso ir realizando aos poucos o meu Projeto Alquimia – isto é, utilizando conhecimentos elevados para transformar o “chumbo” humano em “ouro” espiritual.