Comportamento

O que espero do amanhã?

janeiro de 2025 - 3 min de leitura
Comportamento

O que espero do amanhã?

janeiro de 2025 - 3 min de leitura

Você é aquela pessoa que sempre se queixa de não ter tempo? Que já tem por hábito falar que nunca tem tempo? Que não passa um dia sem dizer a alguém que está na correria? Então você vive agitado e sujeito à pressa! 

Há algum tempo identifico o pensamento de pressa em minha vida, o que me faz perder muitas oportunidades e desperdiçar tempo. Na agitação, é muito difícil estar atenta e consciente do que acontece dentro e fora de mim. A vida torna-se uma completa desordem. 

Acostumada a fazer tudo com pressa e a colocar toda a minha vida dentro de um molde rígido, após um tempo de casada, resolvi assumir a maternidade. Mas o que eu não imaginava era que engravidaria e perderia aquela gestação. Aprendendo com a Logosofia que a luta é a lei da vida, compreendi que eu precisaria de mais conhecimento e do cultivo de valores que fortalecessem meu caráter com o intuito de a enfrentar, equipando a mente com recursos  que gerassem efeitos positivos e instantâneos. 

Que recursos são esses? O que essa experiência me levava a mudar? 

Muitas vezes temos que tomar decisões e a ilusão da falta de tempo entorpece-nos. Dei-me conta de que ainda vivo numa trajetória do impermanente, do fictício, vivendo com pressa, querendo fazer tudo rápido, porque tenho muitas coisas para fazer e quero abraçar o mundo de uma só vez. Dessa vez, porém, o meu planejamento não se realizaria. Na pressa, eu havia mesmo planejado uma gestação? O que a Marina de hoje poderia realizar para favorecer a Marina do futuro?   

Tenho refletido muito sobre a Marina que quero encontrar no futuro em todos os campos da vida, como empresária, dona de casa, esposa, filha, irmã, nora, cunhada, amiga e futura mãe. Venho preparando-me conscientemente no presente, utilizando recursos que me aproximarão do arquétipo que almejo. No esforço que realizo hoje, amanhã estarei recolhendo um bem que eu mesma forjei.  

Dessa forma, usei a interrupção da gestação como uma grata e valiosa oportunidade para me preparar com antecedência e, consciente do que quero viver como mãe, busquei confiança em Deus, serenidade, alegria e conhecimentos que me auxiliariam a viver a mesma experiência, mas desta vez de forma elevada. A Logosofia ensina que o ser humano possui uma tríplice configuração, biopscicoespiritual. Ao equilibrar essa configuração com os ensinamentos que essa ciência oferece, serei mais feliz, pois estarei colaborando com a Marina do futuro 

Quem vive apressado, quem tem urgência para tudo, é quem dispõe de menos tempo, por perdê-lo habitualmente em coisas sem transcendência.

A pressa, em algumas vezes fruto da impaciência, em outras, da ausência de controle na distribuição do tempo, torna o homem intolerante, violento, irascível e insensato. Esse febril afã de pretender que tudo se faça no ato ou se encurtem as distâncias por obra de magia é tendência generalizada; observando uns e outros, comprova-se que nenhuma pressa tem razão de ser, salvo, naturalmente, os casos excepcionais. (Introdução ao Conhecimento Logosófico, p. 291)


Um pensamento de

Você também pode gostar

Comportamento

Quem sofre as consequências das minhas ações irrefletidas?

Uma reação impulsiva gera reflexos nas pessoas ao redor e deturpa a intenção de fala.

3 min
Comportamento

Palestra: A Arte da Convivência

Na palestra “A arte da convivência”, os estudantes de Logosofia Andrea Cristina Pereira e José Claudio Sant'Anna partem deste conceito para tratar o assunto e dividir conosco seus conhecimentos ...

1 min
Comportamento

Palestra: Educação de Filhos – Conhecimentos Essenciais

Nesta apresentação, Edson Tadeu mostra como os pais podem se capacitar para educar os filhos com mais acerto, avançando no conhecimento de si mesmos. Ele descreve alguns elementos que a Pedagogia L...