Que importância tem para a vida humana conhecer a realidade dos pensamentos e aprender a pensar? A Logosofia concebe os pensamentos como entidades psicológicas autônomas que influenciam decisivamente nossas ações. Por isso, aprender a pensar é essencial para conduzir a vida com os próprios pensamentos.
Ela também destaca o cultivo dos sentimentos, afirmando que a sensibilidade é quem
sustenta o indivíduo em seu aspecto anímico e dispõe das energias internas, equilibrando a vida psíquica em todas as circunstâncias em que se acentuam as preocupações que, de um modo ou de outro, a afetam. (Logosofia, Ciência e método, p. 72)
O pensar e o sentir favorecem o cultivo das qualidades morais e sensíveis, elevando a convivência humana e proporcionando a prática de uma ética superior. Os sentimentos enobrecem o ser humano e são fundamentais para sua evolução.
A ética não cumpriria seu verdadeiro objetivo social se não contivesse os elementos básicos que a tornam possível, dentre eles: elevação de propósitos, tolerância, paciência, afabilidade, prudência e tato na forma como se emitem juízos sobre os outros.
Portanto, quando cada um de nós é consciente do que pensa, do que faz e do que sente, cria-se um grande círculo ético que rege a convivência humana, pois todos se unem em um afeto e respeito compartilhados.
Nas próximas semanas, dentro do ciclo temático “O pensar e o sentir, grande círculo ético”, estudiosos de Logosofia vão relatar, em artigos, vídeos e podcasts, o que têm aprendido e realizado em suas vidas a partir desses conhecimentos.