Autoconhecimento

O espelho mágico

janeiro de 2025 - 2 min de leitura
Autoconhecimento

O espelho mágico

janeiro de 2025 - 2 min de leitura

Os espelhos existem há milênios em diferentes formas, mas, por muito tempo, esse importante objeto era pouco acessível ao povo em geral. Com o desenvolvimento de métodos mais acessíveis de fabricação, o espelho permitiu que as pessoas conhecessem melhor sua própria fisionomia, ou seja, como eram vistas pelos outros. Isso permitiu-lhes aprimorar suas expressões e melhorar a aparência pessoal.

Segundo a história, o objeto despertava tanto fascínio que os nativos americanos recebiam-nos em troca por bens muito mais valiosos. O certo é que hoje praticamente ninguém sai de casa sem conferir o próprio visual diante de um espelho e tomar as providências necessárias para se sentir mais atraente ou apresentável. Mas será esse o único espelho existente capaz de tornar o ser humano menos desalinhado?

Não! Existe outro espelho, um espelho mágico que permite aos seres humanos observar sua realidade interna — seus valores, virtudes, defeitos e carências — propiciando o aperfeiçoamento daqueles e a eliminação destes. Isso torna o indivíduo muito mais atraente e aceitável. Esse espelho é o conhecimento transcendente que a Logosofia ensina a utilizar para se observar internamente com precisão e acerto.

Com esse conhecimento, o ser humano pode conhecer-se de verdade, não mais apenas pela fisionomia, mas nos aspectos que determinam seus estados psicológicos, suas modalidades e seu caráter.

Além desse espelho, a Logosofia oferece ao ser humano todos os recursos necessários para intervir em suas condições internas, realizando uma verdadeira “cirurgia plástica”. Torna suaves os bruscos, afáveis os ásperos, perseverantes os inconstantes, bons os rancorosos, dóceis os teimosos, e tudo mais que transparece na fisionomia como beleza e simpatia. Transforma a essência de cada indivíduo, contribuindo para a construção de uma humanidade melhor e mais capaz em todos os sentidos.

Com o estudo e a prática desses conhecimentos transcendentes, o ser humano pode esclarecer suas maiores inquietudes: de onde veio, o que está fazendo aqui e para onde vai, realizando as máximas aspirações humanas — a conquista da paz, da felicidade e da sabedoria.


Um pensamento de

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Por que meus amigos “esqueceram” de mim?

Acompanhe esse relato de um jovem que tinha muitos amigos durante o colégio, mas ao ingressar na faculdade, foi “esquecido” por eles. O motivo para isso e que gerou essa investigação, ...

Autoconhecimento

Rompendo correntes

O texto enfatiza a necessidade do conhecimento de si mesmo para o combate consciente as deficiências psicológicas que tanto limitam a vida do homem.

Autoconhecimento

Cuidados para não perder a conexão, por Alexandre Menna | Logosofia

Como manter a conexão com o melhor de si, mesmo diante das dificuldades? Ao perder um voo por atraso, Alexandre Menna revisita sensações conhecidas: angústia, impaciência, irritação. Mas, com b...