Ingressei na Fundação Logosófica com o objetivo de abraçar o grande ideal de realizar o meu processo de evolução consciente. Observo que o ambiente logosófico possui um clima de paz, afeto, compreensão e respeito; é um campo propício para a observação e a experiência, que possibilitam a cada um de nós encontrar nos demais afinidade e simpatia.
Antes de conhecer a Logosofia, a razão e a sensibilidade, o juízo e o bom senso atuavam muito pouco na minha psicologia. Eu sentia as amarguras da ignorância e experimentava as angústias da debilidade. Minha capacidade de raciocinar, discernir e entender, em determinadas circunstâncias, funcionava de forma limitada.
Através dos meus estudos logosóficos, tenho conseguido aperfeiçoar as minhas condições psicológicas, organizando a minha mente e utilizando os seus recursos de forma eficiente. Isso me tem permitido adquirir conhecimentos valiosos para produzir mudanças na minha psicologia e me tornar um ser humano melhor.
Nessa luta, busco seguir o método logosófico, recordando-me constantemente da importância de experimentar o que se estuda e estudar o que se experimenta. Dessa forma, posso ter controle consciente sobre minhas experiências pessoais, revisar conceitos e aplicá-los de forma prática e eficaz na minha vida.
Faço reflexões diárias, buscando melhorar cada vez mais minhas ações e pensamentos. Isso inclui me perguntar como posso ter uma conduta melhor comigo mesma e com os outros, o que envolve o cultivo de virtudes e o enriquecimento da consciência.
Em certa ocasião, fui a uma reunião em que havia a possibilidade de desentendimentos. Preparei-me, então, para vigiar a minha conduta e atuar com afeto e paciência, com o objetivo de neutralizar possíveis atitudes que não estivessem alinhadas com meus propósitos de aperfeiçoamento. Também procurei me preparar para identificar e controlar eventuais pensamentos negativos que pudessem me levar a ações inadequadas.
Durante a reunião, notei que alguém fez uma citação completamente sem fundamento. Outro participante tentou corrigir, mas acabou sendo ainda mais inconveniente. O interlocutor não aceitou e reagiu com indignação
Observando conscientemente a situação, procurei conter os pensamentos que, àquela altura, já se preparavam para se manifestar, tomando partido de um dos lados – o que só serviria para acirrar ainda mais o ambiente . Com esse esforço consciente, procurei acalmar os ânimos, buscando conciliar os entendimentos por meio do afeto e de palavras que transmitissem serenidade, reconhecendo a cada um a parte de razão que lhe cabia.
A experiência foi transformadora para mim. Com os estudos e a prática dos ensinamentos logosóficos, tenho conseguido aprimorar-me e desenvolver uma maior compreensão de mim mesma e dos outros. Esse processo de aprendizado constante tem me permitido cultivar virtudes, enriquecer minha consciência e atuar com mais respeito e compreensão no dia a dia. A busca pela melhoria constante e a prática dos princípios logosóficos têm sido fundamentais para manter em mim o ambiente necessário para me tornar um ser humano melhor e mais consciente.