A ciência revela que o universo abrange tudo o que existe. Nele, encontramos os planetas, que podem possuir anéis, luas e outras estruturas menores, além de orbitarem estrelas.
A Terra é o único planeta conhecido que abriga vida e está localizado na Via Láctea, uma galáxia onde se encontra o sistema solar. No centro desse sistema está o Sol. Tanto os seres humanos quanto os demais seres vivos dependem do Sol para obter energia. Cada célula do nosso corpo está conectada a este fluxo de energia vital. É, também, o Sol que nos orienta quanto ao tempo; determina nossa posição no espaço; marca as estações do ano; influencia a temperatura, fazendo distinguir o frio e o calor; bem como a noção de claro e escuro, com os dias e as noites.
Portanto, é possível afirmar que temos uma conexão direta com este Universo, que é infinitamente grande, encantador e misterioso. Nossa presença no planeta Terra é igualmente cheia de encantos e de mistérios, pois somos os únicos habitantes capazes de criar nossa própria história e realizar mudanças em nossas vidas por meio de nossa própria determinação.
Para a Ciência Logosófica, o Universo é o conjunto de tudo o que foi criado por Deus. É o grandioso espaço que abrange tudo o que existe, o sistema cósmico de onde derivam todos os mecanismos e dispositivos existentes, mantidos no mais perfeito equilíbrio. A Logosofia convida-nos a contemplar e meditar sobre cada uma das maravilhas dessa Criação, para assimilar o que se conecta com nossa vida psíquica, ou seja, com o espírito individual. Também nos conduz a observar o Universo, atenta e constantemente, buscando aprender com seus mecanismos. Por exemplo, a Logosofia evidencia que, no Universo, tudo se desenvolve mediante processos que requerem tempo, paciência, constância e continuidade.
Com os conhecimentos logosóficos, estou descobrindo dentro de mim um universo que também possui recursos, sistemas e mecanismos como aqueles existentes na Criação Universal. Com seu método de estudo, tenho observado meu universo interno e reconhecido nele os sistemas mental, sensível e instintivo. Tenho, também, conseguido identificar alguns recursos, como a vontade, que é uma força psíquica; a inteligência, constituída pelo conjunto das faculdades mentais; a sensibilidade, cujas faculdades permitem a criação dos grandes sentimentos; e a consciência, formada pelos conhecimentos adquiridos e que me habilitam a atuar com acerto nas diferentes situações e circunstâncias que a vida oferece. Tais recursos habilitam-me a conduzir a minha vida com mais acerto, tornando-me um ser humano melhor e mais consciente da minha função no planeta Terra.
Com os conhecimentos que a Logosofia proporciona e suas orientações metodológicas, tenho procurado alinhar minha vida aos processos do Universo, mantendo-me em constante renovação com novos conhecimentos, atividades e interações humanas, seguindo assim o curso definido pelas Leis Universais. Como parte dessa Criação, devo conduzir-me de acordo com essas Leis. Tenho refletido que, assim como o Sol é uma fonte constante de energia cósmica, a consciência é a fonte de energia do meu universo interno.
González Pecotche, autor da Logosofia, ensina que a consciência cósmica move tudo o que vive no Universo e que cada ser humano possui dentro de si essa mesma fonte de energia, em menor escala. Essa energia pode ser ampliada com os conhecimentos adquiridos sobre a vida universal e a vida humana. Ressalta que a consciência, como fonte de energia,
Aplicando os ensinamentos logosóficos, observei e constatei a existência de uma conexão vital entre o Universo e a vida humana. Posso comprovar isso não apenas pela atração irresistível que sinto por suas maravilhas, mas também pela minha dependência integral dos seus recursos e por me sentir parte desse Universo. Possuo uma consciência que, como um fragmento da consciência universal, a tudo anima e move. Sendo parte do Universo, devo adaptar-me aos seus processos e seguir o seu exemplo de atividade, movimento, constância, continuidade, harmonia e equilíbrio.