Pode-se pensar que o desenvolvimento histórico e, consequentemente, os rumos da humanidade se devem à influência de grandes nomes.
Seria a história então muito diferente se não tivessem nascido Galileu, Kepler, Newton, Pitágoras, Albert Einstein, Thomas Edison, não nos esquecendo de Sócrates, Platão ou Aristóteles?
As repercussões dos pensamentos desses grandes nomes influenciam nossas vidas até os dias atuais. Essa constatação surgiu nos tempos modernos por oposição a outro pensamento muito mais antigo, vindo dos hindus e dos gregos, segundo o qual a história se rege por leis.
Observo que ao longo dos séculos despontam seres que, mesmo dentro das limitações de sua era, tinham pensamentos e ideias além de seu tempo, demonstrando ter capacidade intelectual superior à da grande massa. Talvez isso aconteça como um alerta do Criador à humanidade sobre o potencial psicoespiritual latente em nossas vidas, na maioria das vezes bloqueados por pensamentos impostores e deficiências psicológicas que não lhes permitem evoluir conscientemente.
Mas voltemos ao pensamento dos hindus e dos gregos:
Será mesmo que a história é regida por leis?
Quando comecei a entender que tudo que existe na Criação está regido por Leis Supremas justas, imutáveis, magnânimas, inexoráveis e estritas, atingindo a tudo e a todos, fui capaz de entender por que me sentia tão mal quando não conseguia finalizar a bom termo um projeto. Passei a planejar melhor o dia seguinte; mas, e como recuperar o que perdi? Impossível! Sofria a sanção de uma lei que atua com rigor: a Lei do Tempo.
E por que a humanidade avança em ritmo cada vez mais acelerado no campo material, porém, no que diz respeito ao mundo metafísico ainda continua engatinhando, presa a pensamentos que inibem qualquer possibilidade de conhecer o mundo interno que existe dentro de cada ser? Justamente porque ela sofre, para o bem ou para o mal, a sanção de outra lei que atua com rigor: a Lei de Herança.
Poderia aqui enumerar várias outras vivências relacionadas às Leis Universais que estão diretamente vinculadas ao ser humano, como as de Evolução, Causa e Efeito, Movimento, Caridade, Lógica, Adaptação, etc. Mas penso que até aqui já temos argumentos suficientes para entender que a História sempre será regida por leis, que existem para manter tudo em perfeito equilíbrio, influenciando de maneira cíclica a tudo que aconteceu ou ainda irá acontecer.
A humanidade, em consequência dos séculos vividos na ignorância e dos seus desvios de conduta e conceitos, ainda vai precisar seguir grandes homens que, com seu exemplo, indicarão o melhor caminho rumo à evolução consciente. Na verdade, Deus se comunica diretamente conosco através de Suas Leis e de seu Pensamento expressado em tudo que criou.