Você já parou para recordar da sua adolescência? O que você viveu? Quais características tinha naquela época? O que aspirava viver?
A adolescência é uma das fases mais lindas e importantes de nossas vidas. Nela, começamos a colher o que foi plantado na infância, em termos de vínculos, hábitos e valores. Mas é também a fase em que o ser apresenta mais oscilações em seu comportamento; surgem ou se fortalecem pensamentos que não eram tão evidentes na infância, e o espírito se retrai em função da predominância do instinto. É um momento de continuar plantando – plantando muito! Mas plantar o quê?
Oferecer ao adolescente conceitos essenciais: vida, pensamentos, sentimentos, escolhas, herança e tantos outros. Essa é uma etapa marcada por decisões significativas, quanto mais elementos o adolescente tiver, melhor poderá vivê-la.
O vínculo com a família também é um fator fundamental, mesmo que, nesse período, possa parecer que o adolescente não valoriza tanto esse contato. Atuar de forma sensível costuma tocá-lo e aproximá-lo do adulto.
É uma fase bela e desafiadora, mas que traz muitas alegrias e experiências verdadeiramente enriquecedoras.
