O que significa espiritualidade na prática? É uma força viva e poderosa dentro de nós. Ela sabe que viemos ao mundo para evoluir e tem a missão de nos provocar. Há um impulso insistente em nós, que cobra e envia mensagens o tempo todo. É um lampejo superior, que quer promover uma vida de reforma íntima e plena de sentido. Você já se deparou com aquelas perguntas íntimas, que surgem de repente dentro de nós? O que acontece quando desprezamos o que essa voz quer nos dizer? Jarbas Mattos, do Rio de Janeiro, relata uma experiência, após um procedimento médico, em que perguntou: e se fosse a minha vez de partir?
Jarbas Mattos é administrador, consultor, palestrante, docente da Fundação Logosófica e escritor, com artigos e livros publicados no Brasil e no exterior.
Imagine você dentro de uma enorme joalheria. Alguém lhe entrega um grande recipiente e diz: você pode ficar durante um tempo aqui dentro e pegar tudo o que quiser. Mas tem uma condição. Você sabe quando vai começar a coleta - é agora -, mas não sabe quando terá que sair e nada mais poder pegar. Será seu apenas o que você conseguiu reunir nesse recipiente. Você pode fazer o que quiser com o tempo durante sua permanência aqui, mas não pode decidir sobre a hora que terá que sair. A qualquer momento o seu tempo poderá encerrar e você nada mais poderá apanhar. O que você faria?
A Logosofia ensina que cada um de nós tem em si mesmo um mundo ainda pouco conhecido: o mundo interno. Cada ser humano tem a prerrogativa de conhecer esse mundo, onde se encontram a inteligência, a sensibilidade e onde atua também sua parte espiritual. Por meio da observação e estudo do que se vive, seguindo o método logosófico, é possível comprovar, na prática, essas realidades.