Aperfeiçoamento

Uma grande oportunidade

março de 2024 - 2 min de leitura
Aperfeiçoamento

Uma grande oportunidade

março de 2024 - 2 min de leitura

Cresci com o falso conceito de ser uma pessoa desastrada e por muitos anos acreditei que não tinha destreza ou habilidades manuais. Este pensamento, por mais que pareça pequeno, insignificante, ampliou-se para outras partes de minha vida. Por mais que me sentisse atraída por atividades manuais, o pensamento inibia-me e impedia de procurar realizá-las.  

 

Entretanto, ao fazer minha escolha profissional, não levei em consideração as dificuldades que pensava ter e, ao ingressar como estudante de odontologia, aquele pensamento, que no fundo dizia-me não ser capaz de superar as dificuldades, voltou-me à mente. Foi com muito esforço e empenho que desenvolvi habilidades motoras e, para minha surpresa, observei que eu não era a única a necessitar deste empenho, deste esforço.  

 

Esta recordação simples de uma parte tão importante da minha vida profissional é, para mim, um exemplo de que podemos ter crenças a nosso respeito que não correspondem à realidade. Mas podemos também possuir características mentais e morais que nos fazem repetir experiências tristes que nos afastam dos objetivos de evolução, de sermos melhores e mais íntegros conforme o pensamento de Deus para o Ser Humano.  

 

Há alguns anos tenho experimentado uma vida diferente da que costumava apresentar; mais serena, reflexiva, buscando os recursos para agir sem impulso, segura de saber como e porque atuar, bastante diferente da jovem que fui. Experimentar essas novas características conscientemente, podendo escolher a melhor forma de agir em cada situação, é um trabalho de todos os dias, realizado com muito esforço. 

 

A Logosofia ensina que o homem é o único ser da criação capaz de realizar mudanças por determinação própria. É capaz de modificar, por vontade própria, características mentais e morais, alterar sua herança individual e seu destino. Tenho compreendido que esta prerrogativa, que compete exclusivamente ao ser humano, não pode ser ignorada ou desaproveitada, e que devo empenhar minhas melhores energias na realização dessas mudanças. Este estudo me tem ensinado que é possível observar, identificar e atuar nas causas dos problemas e que, modificando-as, é possível obter também resultados melhores e mais felizes. É, de fato, um conhecimento libertador poder reconhecer como iniciar um processo de transformação interna que reflete na vida sob a forma de resultados positivos, na medida do merecimento e do esforço individuais.  


Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Descanso eterno… Por quê? Para quê?

Por que desejar o descanso eterno e para quê viver esperando por ele? Neste artigo, a autora Mayra Araújo reflete sobre como via o trabalho como castigo, aguardando ansiosamente férias e feriados. ...

Aperfeiçoamento

Deficiências Psicológicas: uma parte do conhecimento de si mesmo, por Flavia Aigner Pan | Logosofia

Já aconteceu de alguém apontar um traço negativo em sua forma de agir, e, após refletir, você percebeu que essa pessoa poderia estar certa? Neste episódio, Flávia explora as deficiências psico...

Aperfeiçoamento

A ciência de evoluir por escolha própria, por Jaqueline Miotto e Luiz Alberto Paludo | Logosofia

O ser humano é o único ser com a prerrogativa de evoluir por própria determinação. Mas como? Neste episódio, Jaqueline e Luís Alberto falam sobre algo que todo ser humano sonha em alcançar: Tr...