Conforme os anos vão passando, sinto repercutir dentro de mim diferentes movimentos. Alguns estão vinculados à percepção de algumas mudanças físicas aparentes, como novas marcas de expressão no rosto e até uns fios de cabelos brancos, outros estão vinculados à recordação de tudo o que já vivi, realizei, sacrifiquei, sofri e superei ao longo do tempo. Mas, por que é tão importante refletir e recordar da própria trajetória?

Recordo que por um tempo da minha vida um pensamento atuava com muita força dentro de mim. Era o pensamento de culpar os outros pelos meus erros, meus defeitos ou minhas atitudes. Por exemplo, quando reagia atuando com intolerância ou impaciência, era por estar reproduzindo as atitudes que os outros tinham comigo. Mas, ao comportar-me assim, o que eu estava realmente herdando com isso? Demorei em perceber que, ao responder a uma provocação, a quantidade de situações similares só seguia aumentando.

Naquela época, carecia de conhecimentos ou recursos que me guiassem a uma conduta mais assertiva. O tempo e o conhecimento me permitiram observar conscientemente e compreender que cabia a mim interromper esses ciclos viciosos. Isso acontecia porque eu estava cultivando aquela conduta de forma repetida e inconsciente. A Lei de Herança funciona da seguinte maneira: o que eu vou herdar é aquilo que cultivo. O que devo cultivar, então?

Essa reflexão me fez olhar para dentro de mim e resgatar a verdadeira essência das minhas inquietudes, a origem e o motivo de tudo o quanto faço, que é descobrir o que realmente quero para mim e para minha vida.

Buscar pelo verdadeiro e me desvencilhar de todo o falso me fez enxergar o quanto eu estava equivocada frente à vida. É como se antes eu estivesse adormecida, presa a um mundo de ilusões, buscando a felicidade no vazio, no efêmero, no passageiro. Hoje, com a mente desperta, é possível olhar o quanto e como caminhei, resgatando os tesouros das minhas experiências, vislumbrando os que posso conquistar.

Tenho aprendido que o que sou hoje é a culminação de tudo o que vivi no passado. E o que serei no futuro será o resultado do que tenho planejado e realizado hoje. Ou seja, herdo a mim mesma. No presente, tudo de bom, de belo, de certo ou de errado que fiz no passado. No futuro, o que fiz em meu favor ou desfavor no passado e o que faço no presente.

É indispensável extrair de tudo aquilo que se vive algo de valor. E que valor pode ser maior do que o conhecimento? O conhecimento, quando cultivado de forma consciente na própria vida, promove no ser a força necessária para torná-lo capaz de lapidar a si mesmo, retirando toda a crosta externa até alcançar sua essência pura e original.

Por meio de uma orientação segura e um método científico, a Logosofia ensina a forjar a herança individual através do processo de evolução consciente, levando à aquisição de novos e importantes conhecimentos para a vida, como também a revisão de conceitos, preconceitos, valores, virtudes, deficiências e pensamentos que tenho ou já tive. Este processo tem reduzido os sofrimentos ocasionados pelos meus erros e me colocado mais afinada com o arquétipo que aspiro ser.

A Logosofia ensina que

enquanto o homem permanecer alheio a essa verdade (herança de si mesmo), viverá às escuras a respeito de tão vantajosa possibilidade, e lutará e se debaterá num mar de complicações, sem encontrar solução para o grande problema de sua existência, ou seja, a razão fundamental de sua presença na terra e a orientação que haverá de iluminá-la, para poder conhecer sua verdade e ser feliz.

Conhecer a mim mesma promove um despertar para essa realidade da herança individual, possibilitando uma nova forma de pensar e conduzir a vida. Assim, ao romper com ciclos viciosos e inconscientes, amparada em novos conceitos e unindo o conhecimento de si mesmo ao conhecimento da Lei de Herança, é possível forjar conscientemente uma verdadeira unidade entre passado, presente e futuro, corrigindo erros, produzindo acertos e construindo, desta forma, um querer inquebrantável frente a um futuro melhor e mais feliz.