O estudo da Logosofia distingue-se de todos os demais por ser, como define seu próprio autor, “eminentemente formativo e base de uma nova cultura”.
Como ciência, a Logosofia propõe ativar, construir e reformar a vida e, para que isso se realize, conta com quatro grandes princípios: A Evolução Consciente do Ser Humano, A Redenção de Si Mesmo, A Palingenesia e A Herança de Si Mesmo. Esses princípios fundamentam e sustentam o processo de evolução consciente, favorecendo a formação integral do ser humano.
Não se trata apenas de compreendê-los intelectualmente, mas de internalizá-los, por meio de reflexões profundas e experiências conscientemente vividas. Um labor interno que se inicia com a revisão de muitos pensamentos e conceitos que gravitam em nossa vida.
Evolução Consciente do Ser Humano
Quando identifico em mim o anelo de ser melhor, e busco, em nome desse anelo, estudar a própria vida e, então, extrair um aprendizado que me conduzirá a um estado maior de consciência, estou me colocando sob o amparo do princípio da Evolução Consciente. Essa evolução requer esforço metódico na aplicação do conhecimento, abrangendo todos os seus aspectos, ou seja, o mental, moral e espiritual.
A evolução consciente proposta pela Sabedoria Logosófica adquire um outro sentido quando realizada com conhecimentos que transcendem a esfera corrente e alcança o interno de cada um, suas modalidades e seu caráter.
Por exemplo, em certo momento, percebi em mim uma tendência ao desânimo diante de situações que contrariavam minhas expectativas. Reconhecer essa condição foi essencial. Ao mobilizar minha vontade para transformá-la, precisei modificar os pensamentos que a alimentavam – ou, dito em outras palavras, seus agentes causais. Com o tempo, essa mudança afetou não apenas meu estado interno, mas também minhas ações e minha conduta, tornando-me mais perseverante com nos propósitos estabelecidos e mais coerente com meu pensar e meu sentir.
Redenção de Si Mesmo
Outro princípio essencial é o da Redenção de Si Mesmo, que nos indica que é possível evitar e reparar erros através da identificação de suas causas e da prática consciente do bem. Essa redenção não é apenas uma correção; é um verdadeiro ato de superação e de reconstrução interna, pois reparar o mal em si mesmo antes que ele se materialize constitui em um verdadeiro ato de redenção.
Tomo como exemplo o bem que fazemos quando, ao superarmos por vontade própria nossas contrariedades, conseguimos ser fator de harmonia e conciliação, favorecendo a convivência.
A Logosofia apresenta um conceito original de redenção, ampliando nossa compreensão e nos convidando a assumir o papel de nossos próprios redentores. Esse processo permite que o ser se reeduque e passe a agir com maior lucidez e consciência em relação a si mesmo, aos outros e ao mundo ao seu redor.
Palingenesia
Quando há um esforço genuíno para refazer a vida e o próprio modo de agir, entra em ação o princípio da Palingenesia, que nos fala do renascimento em vida.
Sim, é possível reconstruir a vida e a conduta com decisão e esforço metódico. Para a Logosofia, um dos aspectos essenciais dessa reconstrução é uma verdadeira revisão de conceitos, começando pelo conceito de vida. Se tudo acaba ao morrer e viver é um vale de lágrimas, não há muito o que fazer. Mas se a vida se constitui em um verdadeiro campo experimental, onde se aprende a forjar uma nova cultura e dar nascimento a um novo ser com um espírito empreendedor e de realização nos aspectos mais transcendentes, então a vida ganha um significado mais profundo e elevado.
Vamos renascendo a cada novo conceito e valor adquirido conscientemente.
Herança de Si Mesmo
O conhecimento logosófico é um poderoso estímulo que, ao ser internalizado, permite-nos criar uma nova linha de pensamentos.
Com essa superação, emergem em nós valores que nos dão a oportunidade de criar uma herança rica em bens morais e espirituais. A herança de si mesmo nos confere a condição de herdar o bem que fazemos a nós e aos demais. Como profissional, mãe e mulher, sempre procurei aperfeiçoar minhas condições internas, superando-me a cada dia. Desse esforço, tenho colhido o êxito profissional e pessoal. Como docente, busco estimular meus alunos a desenvolver o gosto pelo estudo da própria vida e, como resultado, tenho conquistado a confiança e o respeito deles.
Cada um desses grandes princípios exige ser internalizado. São ideias poderosas, que só se tornam vivas e eficazes quando experimentadas no íntimo de cada ser. A Logosofia nos convida a trilhar esse caminho de conhecimento e evolução, ensinando-nos uma nova forma de viver, guiada pela consciência.