Vida

Onde aprender conhecimentos para a vida?

dezembro de 2025 - 3 min de leitura
Vida

Onde aprender conhecimentos para a vida?

dezembro de 2025 - 3 min de leitura

Toda mãe e todo pai de lobinho ou escoteiro que se prezam aprendem logo o jargão usado nos Grupos de Escotismo. Os mais entusiasmados também ensaiam a melodia de palmas usada nas ocasiões festivas e nos acampamentos. Adquirem, observando os filhos, alguma noção sobre campos e subcampos feitos com barbante, sobre o que levar minimamente para uma aventura ao ar livre, e se admiram ao ver os pequenos, nas equipes, buscando fazer a própria comida, ainda que seja um valente pão de campanha ou um “ovo no espeto”! Recordo-me, com muita gratidão aos adultos que acompanharam meus filhos, dessa experiência que durou alguns anos.

 

Todos querem para os filhos o que há de melhor, não é mesmo?  Mas, para saber o que é bom ou ruim para a vida, não só para a dos pequenos, mas para a nossa também, é preciso antes pensar no que é a própria vida, em qual é seu verdadeiro conceito


Pensando em oferecer aos filhos uma oportunidade de adquirirem conhecimentos que os auxiliassem em suas vidas, nós os levamos a participar do escotismo. Viveram experiências enriquecedoras, tanto práticas, de sobrevivência mesmo em situações difíceis, quanto de convivência com crianças de diferentes idades, observando alegremente preceitos de bem. 

 

Mas o que dizer do aprendizado de grandes conceitos, como vida, Deus, ser humano e tantos outros? Como aprendê-los e como ensiná-los? Como repassar aos filhos tais conhecimentos, de modo que esses ensinamentos os protejam e permaneçam constantes em suas vidas? Como podemos, todos nós, adquirir a segurança do verdadeiro conhecimento?

 

O autor da Logosofia afirma que

os conceitos não nascem obedecendo a leis caprichosas; nascem de uma concepção e toda concepção tem origem em uma lei.

 

No percurso da história dos homens, o conceito de vida, entre outros, foi sendo alijado de sua essência, perdendo sua pureza. A própria vida foi sendo levada a desvios que a distanciaram cada vez mais de seu verdadeiro conceito. Toda desorientação que podemos observar e comprovar pode ter raízes nesse terreno movediço pelo qual todos nós podemos passar.

 

Na Criação tudo tem um sentido. Não por acaso fomos dotados de inteligência. Há em nós um sistema mental que precisa ser desenvolvido. Temos recursos internos, riquezas ocultas das quais precisamos despertar para que nossas palavras, nossa conduta e nossa vida ganhem verdadeiro valor

 

Zelar pela vida como o bem mais valioso que temos! Não seria essa uma importante responsabilidade, senão a maior, por termos recebido tão valioso presente? 

 

Podemos considerar a vigilância como uma ferramenta do espírito de conservação, que atua melhor quando é fortalecida por conhecimentos em harmonia com as Leis da Criação. Do mesmo modo, desenvolver o mecanismo mental e a função de pensar, amplia progressivamente a vida do homem e o afasta da inércia que, pouco a pouco, atrofia essa faculdade. Haveria outro caminho para nos harmonizarmos, por exemplo, com as Leis Universais de Movimento ou de Evolução?

 

É necessário ser consciente em todos os instantes, para que esta consciência seja, em realidade, o anjo protetor, aquele que, mesmo sem pensarmos nisso, nos faça voltar a cabeça para enxergar o que pode pôr em perigo nossa vida; e aquele que, a todo momento, ainda que estejamos distraídos, nos faça reagir ante a proximidade de um atentado contra a nossa tranquilidade, nossa paz ou nossa vida. Para isso, a Logosofia ensina a evoluir conscientemente, porque é a única forma, e não existe outra, de alcançar a verdadeira integridade; de conhecer o verdadeiro valor da existência.

 

Vale aqui também o repetido sempre pelos escotistas: sempre alerta!


Um pensamento de

Você também pode gostar

Vida

Edificar a si mesmo, por Ana Carolina Brito dos Santos | Logosofia

Neste vídeo a adolescente Ana Carolina nos apresenta reflexões sobre como viver de forma mais consciente, aperfeiçoando a sim mesmo para ser capaz de colaborar com a sociedade.

Vida

Projeto Alquimia

Neste texto, Arlete Agrasso Martinez cita seu projeto Alquimia e traz suas reflexões sobre a possibilidade de expandir a própria vida ao transformar aspectos negativos da própria psicologia em aspe...

Vida

A vida como campo experimental

Neste artigo, a autora relata como tem feito da própria um laboratório de experiências, com a principal finalidade de se conhecer e se superar. A autora transforma uma experiência cotidiana, as ta...