Vida

Imersão consciente em si mesmo

dezembro de 2025 - 3 min de leitura
Vida

Imersão consciente em si mesmo

dezembro de 2025 - 3 min de leitura

Tempos atrás participei de uma imersão profissional de três dias. Já  me sentia cansada quando a facilitadora propôs uma dinâmica em grupo para recordar os melhores momentos da vida. Vi a fisionomia de cada pessoa que compartilhava as experiências se iluminar, brilhar, se alegrar, deixando de lado o cansaço dos dias. Os relatos refletiam o que cada participante tinha de melhor. 

A essência humana estava presente. O ser humano tem um potencial lindo para o bem, o justo e o belo.  Mas as preocupações, o medo e os problemas comuns da vida adulta  acabam por soterrar e sufocar o sentir puro e legítimo pela vida, gerando um campo de força que desgasta as energias internas.

 O terceiro dia do curso criou vínculos, cumplicidade e simpatia entre todos.

Na realidade, nos primeiros dois dias, ouvi relatos bem diferentes. Gestores de empresas compartilharam suas experiências profissionais com certa arrogância, manifestando pensamentos de vaidade e falta de compreensão em relação aos erros de seus subordinados. 

Como investigadora da Logosofia há alguns anos, aquele panorama se transformou em um laboratório. Refleti que a configuração da psicologia humana, em sua essência, é boa e pura, mas a máscara da persona que nos fazem colocar desde a infância leva à criação de dois seres habitando o mesmo corpo. Como lidar com essa dualidade que representa o bem e o mal em nós? 

O método logosófico ensina a observar o mundo mental – o mundo dos pensamentos que se movimentam constantemente – como se fosse uma praça pública, onde muitos deles nos fazem perder tempo com coisas sem importância para a vida. 

O método favorece uma formação por dentro . Enquanto por fora adquirimos diplomas, títulos e posições hierárquicas nas empresas, por dentro continuamos a nutrir as mesmas questões, contrariedades e ranços por anos. Mas, com a  aplicação da lupa logosófica, as lentes do entendimento são trocadas, e tudo o que vivemos passa a ser útil para evoluir  e avançar.

A Logosofia ensina a manter um estado consciente, que nos transforma em uma espécie de arqueólogo, conduzindo-nos pelas mãos a descobrir o que há de precioso em nós.

O que fazemos no dia a dia nos afasta ou nos aproxima do nosso melhor? Quanto mais se vive com consciência, como se fosse uma imersão em si mesmo, mais próxima está a felicidade. A Logosofia nos concilia com quem somos de verdade, porque nos leva a gerenciar o sentir, o pensar e o próprio comportamento.

Esta é a verdadeira observação; a observação, digamos assim, científica. A Logosofia a concebe desta forma: simples, clara, compreensível para todos. É também a palavra pedagógica que ensina do mesmo modo aos demais, incitando-os a cultivar sempre a beleza em todas as suas formas, e, principalmente, a beleza das atitudes mentais e psicológicas, para chegar à do sentimento, compreendendo tudo isso, em conjunto, a perfeição integral, já que abarca os aspectos do ser em sua totalidade. Nessa tarefa de autoaperfeiçoamento, na qual a observação tem um campo tão vasto, o homem encontra satisfações íntimas que se renovam continuamente ao sabor das sensações de extremo bem-estar que cada conquista lhe propicia.
Coletânea da Revista Logosofia – Tomo II

Coletânea da Revista Logosofia – Tomo II

Ver mais

Um pensamento de

Você também pode gostar

Vida

Equilíbrio, nos dias de hoje? Como assim?

Vive-se somente para atender as necessidades de subsistência ou existe outro mundo para além do material? Jeferson Soares, pesquisador da Ciência Logosófica, nos relata sua atração pelo mundo tr...

Vida

Onde aprender conhecimentos para a vida?

A autora aborda no artigo sobre o verdadeiro conceito de vida e como podemos cuidar desse bem mais precioso que recebemos. Devemos aprender sobre outros grandes conceitos, como Deus, Ser humano, Leis ...

3 min
Vida

Como fazer das atividades diárias um campo experimental, base para o processo de evolução?

Neste artigo, Flavia Camargo compartilha as reflexões que mudaram sua postura perante os desafios da vida.