Espiritualidade

Como trabalhar a vida espiritual na adolescência?

fevereiro de 2026 - 2 min de leitura
Espiritualidade

Como trabalhar a vida espiritual na adolescência?

fevereiro de 2026 - 2 min de leitura

Meu primeiro contato com o livro Bases para Sua Conduta foi no início da adolescência. Recebi de presente dos meus pais, com a dedicatória que dizia que seria um livro muito útil para minha vida e para a fase que  eu estava iniciando.

Naquela época, eu já era uma leitora voraz, mas logo percebi que o livro não era como os outros:

– Não era uma biografia, mas refletia fielmente o que eu estava vivendo. 

– Não era um livro de poesia, mas as palavras continha um tom sensível e poético. 

– Não era uma história de ficção, pois trazia elementos muito reais.

Meus pais tinham razão: este livro é muito útil e especial para mim até hoje. Já reli centenas de vezes e sempre encontro algo novo e específico, cirúrgico até, para o que estou necessitando no momento.

Recordo-me de que, na adolescência, eu era muito tímida e tinha grande dificuldade no relacionamento com os meus colegas. Ao ler um trecho sobre a simpatia, percebi que precisava dar o primeiro passo para construir uma boa convivência com eles, não com o pensamento de apenas agradar, mas de criar laços de amizade e aprendizado, oferecendo o melhor de mim. No decorrer da minha vida, identifico quantos resultados positivos surgem e quantas situações vivo melhor pelo cultivo dos valores apresentados no livro.

O Bases para Sua Conduta é um livro de poucas páginas, mas de um conteúdo vasto. Recomendo muito sua leitura desde a adolescência, buscando o significado dos termos utilizados, alguns um pouco mais difíceis por terem sido escritos em outra época, conectando os conselhos contidos nele com o que está se vivendo e dando um voto de confiança nas suas palavras de bem e de afeto.

A Logosofia previu essa inquietante situação a que é submetido o adolescente, por carecer de recursos para enfrentar a inevitável passagem entre uma idade e outra. Ensina-lhe a criar suas próprias defesas mentais e o guia no conhecimento gradual das contingências que deve enfrentar.

Um pensamento de

 Kátia Lisboa
Kátia Lisboa nasceu em Curvelo - MG, é viúva e mãe de 3 filhos. Estudou no Colégio Logosófico e é graduada na UFMG em Ciência da Computação, Ciências Contábeis e Direito. É analista especialista na Companhia de Processamento de Dados de Minas Gerais. Estuda e é docente da Fundação Logosófica, onde ingressou em 1985.

Você também pode gostar

Espiritualidade

Onde você está?

Como buscar uma luz que ilumine a nossa inteligência para que por conta própria possamos resolver os nossos problemas? Se já esgotamos todas as nossas possibilidades o caminho é buscar a quem poss...

Espiritualidade

O caminho consciente para a evolução do espírito, por Diego Bet | Logosofia

Você já parou para pensar que somos constituídos por três partes? Sim, somos seres bio-psico-espirituais. E como estamos alimentando nossa parte espiritual? Qual a sua importância e valor para a ...