Comportamento

Como o poder de adaptação pode mudar uma vida

abril de 2025 - 3 min de leitura
Comportamento

Como o poder de adaptação pode mudar uma vida

abril de 2025 - 3 min de leitura

Tudo seguia normalmente na vida de um grande amigo até que, em uma consulta médica rotineira, ele descobriu um grande tumor maligno. A cirurgia era inevitável.   

 A cirurgia foi feita, mas não foi bem-sucedida, comprometendo gravemente suas atividades físicas. 

O mundo parecia ter desabado. Ele não poderia mais sair sozinho na rua e, muito menos, exercer a sua tão amada profissão. 

Os amigos começaram a se afastar, enquanto alguns poucos o procuravam para oferecer consolo. Sua condição piorava, e o pensamento de vitimização tomava conta: “Por que comigo?”. Ele deixou de fazer a barba e não conseguia mais assistir à TV. 

E eu, como amigo, o que poderia fazer para aliviar seu sofrimento?  

Recorri à Logosofia, uma ciência que oferece recursos para enfrentar todas as situações da vida. Eu já havia experimentado esses recursos em minha própria vida e sabia da eficácia deles.  

Liguei para ele e pedi que me recebesse. Disse que queria apenas conversar, como fazíamos de vez em quando, mas que também gostaria de falar sobre o que ele estava vivendo, se estivesse disposto. 

 Quando cheguei, fiquei chocado com o que vi. Tive que fazer um esforço enorme para disfarçar meu abatimento e não o deixar ainda mais deprimido. Mas, movido por querer ajudá-lo, senti uma onda de estímulos positivos dentro de mim. Confiava na força dos recursos que tinha aprendido com a Logosofia. Sabia que eles poderiam ajudar, como já haviam feito tantas vezes antes. Era a hora de compartilhar esse bem. 

Após conversarmos sobre diversos assuntos, pude sentir sua angústia e medo. Era como se eu estivesse conectado à sua dor. Nesse momento, uma força interior impulsionou-me a falar. 

Mudei de lugar no sofá, aproximei-me dele e, do fundo do meu ser, disse: 

“Meu caro, você sabe o quanto eu gosto de você. Não vim aqui para dar tapinhas nas suas costas ou lamentar o que aconteceu. Vim falar de recursos que tenho usado para transformar a minha vida, e quero que você preste muita atenção. Um desses recursos é um verdadeiro poder: o poder da adaptação”.

 A adaptação é uma Lei Universal. Seu princípio é claro: diante de qualquer nova situação, o ser adapta-se inteligentemente ou sofre. Não há meio-termo. Você escolhe: vai se adaptar à nova realidade ou continuar sofrendo?” 

Ele me olhou, surpreso: “Como vou conseguir me adaptar a essas condições?”, perguntou. 

Respondi que refletisse. Ainda havia muita vida pela frente. Reforcei: “Você é inteligente o suficiente para identificar e buscar os recursos que permitirão sua adaptação plena.” 

Foi o que bastou. Dei-lhe não apenas os recursos, mas a chave: ele tinha a capacidade intelectual para se adaptar! 

Lembro-me como se fosse hoje. Em um segundo, ele compreendeu profundamente o que eu dizia, sentindo o afeto genuíno por trás de minhas palavras. Deu um salto, pegou o telefone e, usando seus contatos e conhecimentos, ligou para um técnico em informática para adaptar seu computador e, logo em seguida, para um médico especialista na deficiência que lhe acometia.  

A alegria que me invadiu ao presenciar essas cenas foi indescritível. Ele se levantou, abraçou-me com força e disse: “Você salvou minha vida. Eu já estava pensando no pior”. 

Levou um tempo para se adaptar à nova condição, mas estava determinado e cheio de confiança. Hoje, ele desenvolve suas atividades profissionais de forma adaptada, com o mesmo brilho — e até de maneira aprimorada. 

Conceitos como esse têm o poder de transformar nossas vidas. Nos tornam mais valentes e capazes de entender que todos estamos sujeitos às adversidades. Mas, se elas ocorrerem, temos os recursos não apenas para superá-las, mas também para aprender e crescer com elas. 


Um pensamento de

Você também pode gostar

Comportamento

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar? Uma oportunidade pode ser apresentada duas vezes na vida? Neste artigo, Pedro Oliveira conta uma experiência em que superou sua conduta e cultivou valores como ...

Comportamento

Dá para mudar o mundo?

Quem nunca se perguntou se nasceu na época ou no mundo errado? Foi essa a sensação que o autor teve na adolescência, ao notar que não se encaixava nos padrões de sua geração. Por pensar difere...

Comportamento

O erro pode ser um princípio de acerto?

O erro pode ser um princípio de acerto? Será que aprender com o próprio erro também faz parte do processo de evitá-lo no futuro? Neste artigo, Cássio Lima conta uma experiência que o fez reflet...