Autoconhecimento

Conhecendo a adaptação como um poder

maio de 2025 - 3 min de leitura
Autoconhecimento

Conhecendo a adaptação como um poder

maio de 2025 - 3 min de leitura

Existe um poder que está presente na vida universal e que devemos conhecer e saber utilizar conscientemente. Tenho aprendido com a Logosofia esse importante conceito para a minha vida, que se constitui em um poderoso recurso facultado a todo ser humano.

Trata-se do poder da adaptação, o qual consubstancia-se com uma lei natural e universal, e que podemos observar com facilidade nos processos da Criação.

Certa vez, ao observar um bonito muro de pedras, uma plantinha em meio às frestas chamou a minha atenção — ela crescia verdinha e viçosa, procurando seu lugar ao sol. Fiquei encantada com aquele exemplo da natureza! Não era o local propício para ela nascer e crescer, pois se encontrava bem apertada entre os blocos de pedras, sem nenhuma terra fofa para se firmar e desenvolver. Mas estava ali, adaptando-se àquele ambiente inadequado para seu crescimento, e lutando pela vida! Para mim, constituiu-se num grande exemplo, entre tantos que a Criação nos dá, convidando-nos sempre a observá-la e dela extrair grandes lições para a vida.

Observando a minha realidade interna, talvez pela forte influência de uma herança familiar reunida às características de minha própria herança individual, pude notar que sempre apresentei muitas dificuldades e resistências em mudar ou aceitar mudanças que se faziam necessárias em minha vida. Dentro dos meus diversos planejamentos, se algo saía fora do esperado, sofria muito pois tinha dificuldade de me adaptar à nova exigência, tanto com relação às pequenas coisas quanto com relação às grandes demandas. Tenho aprendido que a inadaptabilidade é uma deficiência psicológica que nos impede de nos amoldar aos novos acontecimentos que a vida apresenta a todo momento e a toda circunstância e que, de um modo ou de outro, implique em mudança de pensamentos, atitudes ou costumes.

 

Isso normalmente gera muito desconforto interno e sofrimento. Mas quão maravilhoso tem sido descobrir essa falha dentro de mim mesma e poder corrigi-la, praticando a adaptabilidade, num processo conscientemente vivido. Há muita diferença entre a posição interna de querer que as coisas não mudem

para eu ficar bem, esperando que o mundo e as circunstâncias se adaptem a mim, e o contrário, a posição de buscar as mudanças, quando consigo utilizar o poder de adaptação, facultado a mim e a todo ser humano. Tenho aprendido a utilizar recursos extraordinários da minha mente e da minha sensibilidade para alcançar esse fim.

O seguinte trecho do livro Deficiências e Propensões do Ser Humano consigna o valor da adaptação para a vida humana:

A adaptação é um poder consubstancial com a natureza física e psíquica do homem, que lhe permite suportar os maiores sofrimentos e incômodos sem perder as prerrogativas de seu gênero. Mas, mesmo sendo consubstancial, esse poder só se manifesta com todo o vigor de sua potencialidade quando se leva a adaptabilidade à prática, depois de sua assimilação como conhecimento. É razão de sobra para se proceder ao exercício voluntário desse poder que promove a adequação da vida às mil e uma dificuldades que se lhe apresentam, evitando o desgaste de resistências inúteis. (p. 54)

A evolução consciente requer que o ser ajuste o pensar, o sentir e os hábitos de toda ordem aos câmbios e às novas modalidades que ela auspicia. Compreender-se-á então quão importante é afastar do caminho uma deficiência que constitui tão sério obstáculo para o desenvolvimento de nossa vida interna.”


Um pensamento de

 Márcia Costa Nagem
Márcia Nagem é casada, tem um casal de filhos adultos, é farmacêutica, servidora pública federal aposentada. Sempre teve interesse por grandes temas ligados à condição humana. Iniciou seus estudos de Logosofia em 1987 e gosta de compartilhar o que tem aprendido com essa ciência da vida.

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Um Ensinamento e Duas Corridas de Táxi

O que toca fundo a sensibilidade deve ser confirmado pela razão para que não se esfume no esquecimento. Esse artigo mostra, através de uma experiência, essa união entre razão e sensibilidade, co...

Autoconhecimento

Tudo muda, e eu?

Constantemente, criamos planos para realizar mudanças em nossas vidas e esses propósitos muitas vezes se perdem. Como posso realizar mudanças reais em mim mesma, de forma consciente e de acordo com...

Autoconhecimento

Carta a um grande amigo

Nesta carta, a autor convida o leitor a explorar também os caminhos do desconhecido mundo metafísico, guiado pelos conhecimentos da Ciência Logosófica. O autor compartilha suas próprias experiên...