Aperfeiçoamento

A Superação Integral Como Objetivo

julho de 2020 - 3 min de leitura
Aperfeiçoamento

A Superação Integral Como Objetivo

julho de 2020 - 3 min de leitura

Saber que se pode ser mais do que se é e ter mais do que se tem é uma garantia inquestionável do que é possível alcançar.

Embora seja certo que muitos desejam a superação de suas vidas, por não se sentirem confortáveis com a passagem monótona de seus dias  que se sucedem e se repetem sem nenhuma variação que estimule o espírito, tal como umgota d’água a cair sempre de igual modo , nem todos se empenham em realizar esse objetivo com resolução, paciência e constância que são requeridas por um processo de superação integral e que exige um plano de trabalho pessoal.

Esse plano consiste na observação ininterrupta de todos os movimentos diários que se referem tanto aos pensamentos quanto às atuações que o indivíduo está habituado a desenvolver no curso de seus dias. Mencionamos os pensamentos em primeiro lugar porque são eles os que têm a principal interferência na realização de tal processo.

A preparação interna que se realiza com vista ao desenvolvimento da inteligência, por exemplo, requer ser assistida por uma firme vontade de alcançar um verdadeiro adiantamento em cada um dos conhecimentocomuns com os quais a vida diária se desenvolve. A preocupação básica énesse caso, permanente e preside uma por uma as horas que se vivem. Assim, sendo permanente o empenho, haverá uma melhoria de todas as atuações e se tratará, ao mesmo tempo, de ir superando a cada dia as atividades que se vão desenvolvendo, pois nada pode estimular mais nem causar alegria mais terna do que observar o progresso obtido em cada superação.

É necessário criar no interior de si mesmo o ambiente adequado para que frutifique o bem que se persegue

Porém, há algo que vai além das atuações ou atividades externas, quer dizer, daquelas quecomumente se realizam; esse algo é a superação integral, que não deverá ser feita visando apenasa um maior desenvolvimento da inteligência, mas para alcançar todos os confins da vida. E, para isso, será necessário que se crie no interior de si mesmo o ambiente adequado, a fim de que frutifique o bem que se persegue.

Saber que se pode ser mais do que se é e ter mais do que se tem, mercê dessa superação em que a alma deve se empenhar com todo o afinco, é já uma garantia inquestionável do que é possível alcançar. Mas as normas a que todo ser humano deve submeter o exercício continuado de suas faculdades mentais deverão ser inflexíveis nsentido de não tolerar os erros e as deficiências, os quais devem ser corrigidoe eliminados à medida que se avança em busca do aperfeiçoamento.

Os obstáculos e dificuldades que geralmente se interpõem ao cumprimento de tão plausíveis desejos de superão são o esquecimento dos propósitos, a falta de vontade para prosseguir o labor iniciado e o tão acentuado costume de deixar sempre para outro dia o que se pode fazer a qualquer momento. Não obstante, sempre se viu que os que triunfam, alcançando as metas almejadas, são os que persistem em seus esforços e corrigem suas atuações deficientes.

A ninguém está vedado superar suas próprias condições e ter atuações cada vez mais eficientes e dignas de uma posição superior.

Extraído da Coletânea da Revista Logosofia – Tomo 1, p.171


Um pensamento de

 Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido pelo pseudônimo Raumsol, foi um pensador e humanista argentino, criador da Fundação Logosófica e da Logosofia, ciência por ela difundida. Nasceu em Buenos Aires, em 11 de agosto de 1901 e faleceu em 4 de abril de 1963. Autor de uma vasta bibliografia, pronunciou também inúmeras conferências e aulas. Demonstra sua técnica pedagógica excepcional por meio do método original da Logosofia, que ensina a desvendar os grandes enigmas da vida humana e universal. O legado de sua obra abre o caminho para uma nova cultura e o advento de uma nova civilização que ele denominou “civilização do espírito”.

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Constante busca pelo saber

pse do conteúdo è Guilherme A. P. Andrade, de Belo Horizonte, apresenta nesse vídeo, com simples exemplos do cotidiano, que a busca pelo saber é algo constante em sua vida. É uma luta que o ed...

1 min
Aperfeiçoamento

Transcender a vida física

Elementos que favorecem a transcendência da vida física.

Aperfeiçoamento

O pensamento como agente causal

O artigo visa a esclarecer a dualidade da conduta humana a partir da atuação dos pensamentos e a necessidade de conhecer o mundo interno para ter o governo da própria vida.

2 min