A Logosofia ensina o amor pela vida e também que ela deve constituir-se em um verdadeiro estudo, pois aquilo que se conhece com profundidade passa a ser objeto de admiração. À medida que a Logosofia me permite conhecer os valores essenciais da vida, mais intensamente quero vivê-la e assumir meu papel como protagonista.
Vejamos a diferença entre os figurantes e os protagonistas de um filme: ao figurante é dada uma posição estática, enquanto toda a filmagem passa por ele, numa postura passiva. Já ao protagonista é dado conhecer o roteiro em profundidade, com a missão de desenvolver a personagem por sua própria capacidade, criatividade e conhecimento. O protagonista se entusiasma por desempenhar seu papel e por fazer parte da obra de arte.
Olhando para essa imagem do figurante e do protagonista, compreendo que a Logosofia me capacita a construir o ser que eu quero ser. Isso pode ser alcançado através do autoconhecimento, aliado ao conhecimento transcendente da vida.
Para aqueles em busca de uma vida mais edificante e feliz, a Logosofia oferece novos e valiosos elementos. Ela propõe soluções concretas a partir do conhecimento do mundo mental, da superação de si mesmo, do respeito às Leis Universais e do amor a Deus.
Diante dos novos conceitos que a Logosofia oferece, aprendi a apreciar o conceito de que os pensamentos são entidades autônomas, com vida própria, que atuam na mente. Essa nova concepção levou-me a voltar-me para dentro e a observar a índole desses ‘seres autônomos’ em meu mundo interno, assumindo, perante mim mesma, a natureza de cada um deles, sejam benéficos ou prejudiciais.
Um exemplo prático disso foi quando enfrentei alguém que questionava um tema específico, e me senti pressionada a dar respostas convincentes que não tinha. Despertou, então, minha intolerância e irritabilidade, e observei pensamentos incitando frases ofensivas em minha mente. Ao mesmo tempo, fui capaz de contê-los todos, ao me recordar destas palavras: “O homem reflexivo rara vez se deixa levar por seus pensamentos, e até nos momentos mais críticos costuma amparar-se na serenidade, para não atuar levado por nenhum impulso”.*
As perguntas daquela pessoa não foram respondidas em seu teor, mas trouxeram muitas respostas sobre mim mesma. Consegui conter as ofensas e convenci-me de que ser protagonista é desempenhar, a cada dia, um pouco melhor o meu papel como ser humano mais consciente.
Conhecer Logosofia é ingressar em uma nova cultura, composta por conhecimentos, conceitos, hábitos benéficos e uma nova forma de sentir e pensar. Nessa cultura, é possível viver mais confiante e feliz, pois vamos comprovando que “o conhecimento amplia a vida”.
