Autoconhecimento

A mudança de perspectiva sobre a vida

fevereiro de 2026 - 2 min de leitura
Autoconhecimento

A mudança de perspectiva sobre a vida

fevereiro de 2026 - 2 min de leitura

A Logosofia é uma ciência que revela conhecimentos de natureza transcendente e surgiu para despertar as pessoas para uma nova cultura.

A Logosofia ensina o amor pela vida e também  que ela deve constituir-se em um verdadeiro estudo, pois aquilo que se conhece com profundidade passa a ser objeto de admiração. À medida que a Logosofia me permite conhecer os valores essenciais da vida, mais intensamente quero vivê-la e assumir meu papel como protagonista.

Vejamos a diferença entre os figurantes e os protagonistas de um filme: ao figurante é dada uma posição estática, enquanto toda a filmagem passa por ele, numa postura passiva. Já ao protagonista é dado conhecer o roteiro em profundidade, com a missão de desenvolver a personagem por sua própria capacidade, criatividade e conhecimento. O protagonista se entusiasma por desempenhar seu papel e por fazer parte da obra de arte.

Olhando para essa imagem do figurante e do protagonista, compreendo que a Logosofia me capacita a construir o ser que eu quero ser. Isso pode ser alcançado através do  autoconhecimento, aliado ao conhecimento transcendente da vida.   

Para aqueles em busca de uma vida mais edificante e feliz, a Logosofia oferece novos e valiosos elementos. Ela propõe soluções concretas a partir do conhecimento do mundo mental, da superação de si mesmo, do respeito às Leis Universais e do amor a Deus.

Diante dos novos conceitos que a Logosofia oferece, aprendi a apreciar o conceito de que os pensamentos são entidades autônomas, com vida própria, que atuam na mente. Essa nova concepção levou-me a voltar-me para dentro e a observar a índole desses ‘seres autônomos’ em meu mundo interno, assumindo, perante mim mesma, a natureza de cada um deles, sejam benéficos ou prejudiciais.

Um exemplo prático disso foi quando enfrentei alguém que questionava um tema específico, e me senti pressionada a dar respostas convincentes que não tinha. Despertou, então, minha intolerância e irritabilidade, e observei pensamentos incitando frases ofensivas em minha mente. Ao mesmo tempo, fui capaz de contê-los todos, ao me recordar destas palavras: “O homem reflexivo rara vez se deixa levar por seus pensamentos, e até nos momentos mais críticos costuma amparar-se na serenidade, para não atuar levado por nenhum impulso”.*

As perguntas daquela pessoa não foram respondidas em seu teor, mas trouxeram muitas respostas sobre mim mesma. Consegui conter as ofensas e convenci-me de que ser protagonista é desempenhar, a cada dia, um pouco melhor o meu papel como ser humano mais consciente.

Conhecer Logosofia é ingressar em uma nova cultura, composta por conhecimentos, conceitos, hábitos benéficos e uma nova forma de sentir e pensar. Nessa cultura,  é possível viver mais confiante e feliz, pois vamos comprovando que “o conhecimento amplia a vida”. 


Um pensamento de

 Patrícia Marina do Nascimento
Patrícia Marina do Nascimento, Analista de Sistemas, pós-graduada em Engenharia de Software na UNIFIL – Instituto Filadélfia de Londrina - PR, estuda Logosofia em Jaraguá do Sul – SC desde 2018, onde trabalha e reside atualmente.

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Quando o Mundo Reflete Quem Somos por Dentro

Por que certas situações se repetem em nossa vida? O que faz com que obstáculos, relacionamentos e experiências externas pareçam responder, quase como um eco, ao estado interno em que nos encontr...

Autoconhecimento

Quem manda em mim?

Você já se sentiu um forasteiro dentro de si mesmo? Como se estivesse ali agindo, falando, mas na verdade, não é sua verdadeira vontade.

Autoconhecimento

Os seres não se encontram no mundo sem motivo; algo os aproxima, por Rafaela Gregório | Logosofia

Conviver é fácil? Uma das grandes oportunidades da convivência está em podermos, a partir do que enxergamos no outro, conhecer a nós mesmos e evoluirmos. Neste relato, a professora parte de um tr...