Sociedade

A luta contra os pensamentos caracteriza um fragmento de uma nova cultura

agosto de 2025 - 2 min de leitura
Sociedade

A luta contra os pensamentos caracteriza um fragmento de uma nova cultura

agosto de 2025 - 2 min de leitura

Com os estudos de Logosofia, iniciei um processo de superação que transformou minha conduta comigo mesmo e com os outros. Entendi que os pensamentos estão por trás de tudo o que fazemos, por isso é essencial conhecê-los, controlá-los e criar pensamentos potentes e positivos. Hoje, enfrento os desafios com outra postura, afastando o que não serve aos meus propósitos e fortalecendo o que me faz bem.  

Isto decorre do conhecimento da minha vida interna: tudo aquilo que se origina na mente manifesta-se no externo em seguida.

Quando não nos conhecemos, torna-se quase impossível compreender o outro em sua luta interna. 

Observo, na cultura atual, uma incompreensão generalizada nas relações interpessoais.

Certa vez, em um curso de liderança de que participei, o palestrante propôs algumas estratégias para aplicar à equipe. Essas estratégias traziam um viés com o qual eu não concordava. Minha reação inicial foi desconsiderar tudo o que ele havia apresentado.

Alguns instantes depois, observei o pensamento de preconceito que tomava conta da minha mente. Ele havia começado pequeno, mas logo ganhou proporções desmedidas. Diante da situação, ponderei que, se eu desconsiderasse tudo o que o palestrante havia dito até então, teria desperdiçado tanto o meu tempo quanto o dele.

Decidi, então, rever meus conceitos. Procurei entender o que aquele ser queria ensinar e vi que, por trás da sua perspectiva, havia uma boa intenção. Foi uma forma de lutar contra aquele pensamento que, no fim das contas, só traria mal a mim mesmo.  

Comecei a fazer um exercício mental para encontrar outras formas de colocar em prática a proposta do palestrante, comprovando o valor do que ele ensinou.

Ao final do curso, eu o cumprimentei e agradeci a ele pelos conhecimentos transmitidos. 

A luta que travei contra o pensamento intruso acabou unindo duas pessoas que, por falta de compreensão, poderiam estar separadas por pensamentos opostos, mesmo tendo os mesmos objetivos.

Este é um dos aspectos de uma nova cultura que sinto nascer em mim: a busca do conhecimento do meu mundo interno, que fortalece as bases da minha psicologia, impedindo que pensamentos se apossem da minha mente sem minha vontade . Assim, posso ajudar outros seres a partir da minha própria experiência, travando essa luta interna e vencendo-a.


Um pensamento de

 Daniel Bussons
Daniel nasceu em Teresópolis, Rio de Janeiro, veio para Brasília em 2017. Estudante universitário, professor de música, ingressou na Fundação Logosófica em 2022; participou do setor de adolescentes e atualmente faz parte do setor juvenil da Fundação Logosófica.

Você também pode gostar

Sociedade

A formação da individualidade é o que dá bases para um futuro melhor

Você já parou para pensar sobre a cultura de um povo, de uma raça? Já se viu falando palavras que até pouco tempo não faziam parte de seu vocabulário? Já reproduziu ações que não fazem part...

Sociedade

Como cheguei à Logosofia

Fátima Pessoa descreve que buscava conhecimentos e respostas para as suas inquietudes, Conheceu o ambiente, os estudantes, os docentes, os ensinamentos logosóficos e encontrou de forma surpreendente...

Sociedade

Nova concepção sobre democracia e política

O exercício da democracia está ainda em seus primeiros estágios. Simbolicamente, na história da humanidade ela encontra-se ainda no berçário. Serão necessários muitos esforços para que possam...