Autoconhecimento

A Importância do Cultivo de Bons Pensamentos

março de 2023 - 2 min de leitura
Autoconhecimento

A Importância do Cultivo de Bons Pensamentos

março de 2023 - 2 min de leitura

Estava com meus filhos em casa, tendo simultaneamente que acompanhar o trabalho de um marceneiro, fazendo com que minha atenção estivesse bem diluída. Num certo momento, eles começaram a se desentender. Um chorava porque o outro estava incomodando, o outro falava que a culpa era do irmão, e por aí foi. Recordei-lhes da importância da amizade que se deve cultivar entre irmãos e que poderiam aproveitar melhor o tempo brincando. Disse também para cuidar dos pensamentos que estavam na mente e que fossem brincar no tanque de areia.

Os dois brincaram por um longo tempo com alegria, amizade, generosidade. Um ajudava o outro, o mais velho orientava as tarefas para o menor, e tudo transcorreu muito bem. Terminei de atender o marceneiro e depois fiquei por perto, sem interferir na brincadeira, arrumando algumas coisas em casa. Depois de mais de uma hora e meia brincando juntos na areia, sem nenhum desentendimento, chegou a hora do banho e, quando fui chamá-los, eles não queriam interromper a brincadeira.

Experimentei uma grande alegria ao vê-los serenos e felizes brincando juntos. Recordei-me dos diversos momentos em que observava pensamentos negativos que os faziam atuar mal e lhes pedia para identificá-los dentro deles. Como estava tranquila e atenta ao meu mundo interno e a tudo o que estava ocorrendo ao meu redor, percebi imediatamente a grata oportunidade que estava se apresentando: aproveitar aquele momento para estimular o positivo e mostrar a eles que tudo o que temos de bom dentro de nós é que nos permite viver momentos felizes, cultivar valores e sentimentos. Perguntei-lhes então:

— Por que vocês estão tão felizes brincando juntos há tanto tempo? Quais pensamentos e sentimentos estão presentes?

E eles foram respondendo: amizade, alegria, simpatia. Aproveitei para ressaltar outros: generosidade, pois vocês trocaram muitas vezes de brinquedo; colaboração, pois um ajudou o outro; respeito. Como é bom brincar contente ao lado do irmão, não é mesmo!? Dei um beijo e um abraço forte em cada um, dizendo o quanto havia ficado feliz por vê-los tão felizes, e mostrei-lhes que eles também estavam muito felizes, brincando com alegria.

Como foi bom conseguir atuar assim! Senti que também deixei manifestar dentro de mim tudo de bom que tenho: pensamentos, sentimentos, valores, conceitos novos e uma imensa confiança no futuro.


Um pensamento de

 Caroline Villaça
Caroline é casada, tem 3 filhos e é consultora financeira. Gosta de nadar, de ler e de cozinhar para a família. Iniciou seus estudos de Logosofia em 1997 e desde então tem aprendido muito sobre si mesma para se aperfeiçoar.

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Por que meus amigos “esqueceram” de mim?

Acompanhe esse relato de um jovem que tinha muitos amigos durante o colégio, mas ao ingressar na faculdade, foi “esquecido” por eles. O motivo para isso e que gerou essa investigação, ...

Autoconhecimento

Rompendo correntes

O texto enfatiza a necessidade do conhecimento de si mesmo para o combate consciente as deficiências psicológicas que tanto limitam a vida do homem.

Autoconhecimento

Cuidados para não perder a conexão, por Alexandre Menna | Logosofia

Como manter a conexão com o melhor de si, mesmo diante das dificuldades? Ao perder um voo por atraso, Alexandre Menna revisita sensações conhecidas: angústia, impaciência, irritação. Mas, com b...