Durante muito tempo em minha vida, ao ser contrariada, tinha grandes reações e sofria demais com isso, porque essas situações aconteciam normalmente com os seres mais próximos e por quem eu tinha muito carinho.

Apesar de querer fazer o bem, tinha uma psicologia difícil e muitas vezes causava tristeza em mim e no outro.

Até que um dia conheci a Logosofia, que me mostrou que o outro também tem sua razão. Para conhecê-la, teria que me colocar em seu lugar e ouvi-lo com atenção para compreender o que estava querendo me dizer.

Ao seguir essa recomendação, evitei muitos sofrimentos, sendo que o maior deles foi o que vivi com um ente muito querido com quem tinha desavenças. Queria que fosse mais tolerante e compreensivo comigo.

Um dia resolvi ouvir a sua razão e tudo então se foi modificando no meu interno e também no dele. Por certo, passou a observar o meu esforço em querer ter uma convivência mais afetuosa, pois com o tempo nossa relação se transformou e surgiu a gratidão, quando finalmente aprendi a valorizar todo o bem que havia recebido dele.

Algum tempo depois esse ser veio a falecer, e naquele momento recordei muito o que aprendi com a Logosofia: era possível, sim, superar minhas reações. Além disso, pude ainda resgatar em vida meu amor por ele.

Tenho confiança de que teremos uma humanidade melhor quando todos aprenderem a se colocar no lugar do outro, ouvindo o que tem a dizer e sabendo tratar a todos com afeto, tolerância e respeito.