Estacionei num posto de gasolina para abastecer o carro. Aproveitei para solicitar a verificação do óleo do motor, do câmbio e substituir o filtro de ar. Um “check-up” que costuma levar um bom tempo para a conclusão do serviço.

Fiquei num espaço reservado aos clientes, de onde pude observar o ambiente, o movimento, os trabalhos realizados pelos encarregados, num ciclo natural e rotineiro destes estabelecimentos. Preparei-me para esta pausa necessária à manutenção do carro.

Durante esse tempo de espera, perceber algumas pessoas com muita pressa, notar a impaciência em outras, a intolerância para com os frentistas, a ponto de se chegar até a discussão pelas mínimas coisas, serviram-me como base para a observação e reflexão.

Em contrapartida, vi também em alguns funcionários a alegria pela oportunidade do trabalho que sustenta a sua família e o esforço no atendimento aos clientes, com educação e traquejo.

E, trazendo para mim mesmo essa observação, perguntei-me:

“E minha vida, como a observo?”

“O que tenho realizado em prol de mim mesmo?”

“A minha vida segue este mesmo ciclo que estava observando, num vaivém mecânico e urgente?”

“Pretendo permanecer numa rotina comum e previsível?”

Fiquei feliz e sorri internamente. Recordei-me do vivido até aquela hora: pensamentos da vida profissional, familiar e outros tantos, que me fizeram companhia nas diversas atuações naquela tarde. Refleti se, num dia cheio, devido à rotina diária, eu havia atuado de forma acertada com minhas palavras e ações, até aquele momento.

Vencer as limitações comuns, ter contato com os ensinamentos da vida superior que a Logosofia apresenta, como, por exemplo, o cultivo da observação interna e externa, tem sido um elemento importante para avançar no estudo de mim mesmo. O mais formoso de todos!

Eventualmente, passamos pelos dias e os dias passam por nós, e não nos advertimos das experiências, estampadas e ilustradas com elementos valiosos, nos ambientes que percorremos: supermercados, fila de bancos, shoppings, praças, posto de gasolina e tantos outros.

Os automóveis nos transportam a muitos pontos da cidade, e precisamos que estejam em ótimas condições mecânicas. A mente também tem a capacidade de nos levar a muitos pontos, desde que, organizada e capacitada, percorrerá as variadas possibilidades do ser com acertos e alegrias.

A Logosofia ensina no livro Bases para a sua conduta:

Aprenda a ver, em cada observação ou correção que seu comportamento mereça, uma oportunidade de melhorá-lo; se você não a aproveita, deixará passar uma preciosa oportunidade.

Na realidade, temos muitas oportunidades e a observação facilita essa compreensão. Num fato simples, pude extrair lições para o meu comportamento. Fiquei feliz por minha atuação serena e tranquila, não me alterando nem me molestando com o tempo de espera, ou atuando com impaciência. Os fatos comuns costumam se repetir, e posso afirmar que estarei mais preparado para atuar numa próxima vez.

Hoje aprendi muito, numa simples parada em um posto de gasolina.