Se tem algo que me incomoda demais é errar. Posso errar sozinha ou na frente de outras pessoas, mas acho muito chato!

Tem vezes que justifico meus erros, considerando-me uma coitada injustiçada pelos outros, e tem vezes que me martirizo com o “minha culpa, minha culpa, minha máxima culpa”!

Que situação! Como é que pode ser assim? Eu erro! Na verdade, todo mundo erra mesmo…

Encontrei na Logosofia a possibilidade de mudar isso; estou aprendendo a considerar o erro como parte do processo de aprender, de ser melhor. Errar é natural. O que não é natural é permanecer no erro.

“Você deverá tomar cada fracasso como princípio de triunfo, sempre que dele extraia o elemento que lhe faltou para vencer.”* Da Logosofia

É isso! O erro deve ser analisado e servir de aprendizado! Aliás, aprender é mesmo a razão da nossa vida!

Tenho que aprender com meus erros, mas aprender de verdade. Preciso buscar as causas do erro, aprofundar-me na origem de cada um, para ser capaz de mudar verdadeiramente e não apenas corrigir os efeitos.

Uma experiência me fez refletir sobre isso. Havia planejado um evento profissional com muita dedicação, mas parte dele não foi como eu esperava, nem teve repercussão positiva com os participantes. No início fiquei abalada internamente. Havia fracassado! No dia seguinte, acordei disposta a aprender com o erro. Analisei o vivido de maneira ampla, vendo o que poderia ter feito para prever o ocorrido. Essa posição mais ativa levou-me corrigir a má impressão com um e-mail a todos os envolvidos e ainda a promover outra atividade que superou em muito a anterior.

O erro inicial estava feito, mas saí vencedora da experiência porque aprendi! O fracasso foi apenas inicial e, pela alquimia da superação, transformou-se em triunfo, pelo conhecimento. Dessa maneira, vou formando um valioso acervo de experiências que, pelo empenho em formar um juízo mais claro e sensato, permite-me aprender cada dia mais!

Senti crescer a confiança em mim mesma, porque sei que está em mim a possibilidade de superar-me sempre, de aprender com tudo o que vivo!

Errei! E agora? Agora vou aprender e acertar! Como todo ser humano, posso redimir-me de meus erros!

* Do livro Bases para sua Conduta, de González Pecotche