Aprender e ensinar: eis aí dois verbos cujas ações, se bem executadas, podem permitir ao ser humano cumprir com os dois grandes fins de sua existência, segundo a Logosofia: ser melhor a cada dia e ajudar aos demais a se superarem também.

Para ensinar, devemos antes aprender e saber. Saber, para a Logosofia, é a razão de ser do homem na Terra. Dessa forma, observa-se o valor que a trilogia ‘aprender-saber-ensinar’ assume na vida do ser humano.

Ensinar também significa fazer o bem a si mesmo e aos demais, pois quem ensina tem a oportunidade de ser feliz. E nessas oportunidades nos sentimos felizes, recebendo de volta o bem oferecido; a conquista da tão sonhada felicidade, ao lado da paz e da sabedoria, são as aspirações máximas de grande parte dos seres humanos.

O conhecimento é transmitido por aquele que ensina e é recebido como um verdadeiro bem, através de uma ponte que une os dois lados: o estudo. Muitas pessoas carecem de orientações claras sobre como educarem a si mesmos. Vivem em um mundo no qual imperam os pensamentos e pouco se estuda sobre eles, sobre essas entidades psicológicas que têm vida própria; o entendimento humano não os identifica, não os classifica e não seleciona os melhores. Por quê? Porque não lhes foi ensinado fazer isso!

Outros estudos maravilhosos que a Logosofia propõe são sobre a sensibilidade, o surgimento e o cultivo dos sentimentos, o mecanismo da vontade, o valor de se querer com a mente e com o coração. Esses são apenas alguns temas de estudo que deveriam ser uma constante na educação hoje em dia.

E a escola para estudar, aprender, saber e conhecer sobre temas tão relevantes à vida humana, já existe? Respondo com um sonoro e entusiasmado SIM!

Fundada em 1930 pelo pensador e humanista argentino González Pecotche, a Fundação Logosófica é a escola que permite ao ser humano educar-se a si mesmo, ser melhor e colaborar verdadeiramente com o aperfeiçoamento da sociedade humana, estendendo, de indivíduo a indivíduo, esse bem recebido como resultado da própria evolução.

Como professor universitário, e movido por um dever moral de gratidão, não deixo de apresentar a todos os meus alunos a oportunidade de conhecerem também essa ciência da vida chamada Logosofia. Após apresentá-la, pergunto se todos a conhecem, e a maioria responde que não. Gostaria que fosse o contrário… Um dia espero que a maioria dos seres humanos tenha a Logosofia como uma sensata opção para encaminhar o rumo de sua vida mental, sensível e espiritual.

Fica aqui a dica: aprender e ensinar sobre a vida interna!


  Rodrigo Moreira é fonoaudiólogo, professor de oratória e investigador da ciência logosófica desde 1996. Pai de duas filhas adolescentes, tem grande atração pelo estudo de si mesmo com o objetivo de ser mais consciente e poder colaborar na construção de um mundo melhor. Os momentos mais felizes de sua vida foram em atividades que permitem conjugar dois verbos: aprender e ajudar, ações que recomenda a todos.