A bússola foi a descoberta tecnológica que permitiu a humanidade realizar as grandes navegações e expandir as fronteiras do mundo. Fazendo uma analogia desta descoberta com a nossa forma de conduzir a vida, seria maravilhoso se já nascêssemos com uma bússola interior que nos guiasse para novas experiências e descobertas e que ampliassem nossos horizontes de vida.

Eu era um jovem muito tímido e cheio de inseguranças sobre a vida. Embora tivesse nascido em uma família que me deu amor e educação, trazia como herança interior a questão do vazio da vida. O significado desta vida gerava em mim um estado de desassossego, chegando a julgar que as coisas do dia a dia não tinham sentido de ser. Faltava-me uma bússola interior apesar de toda boa educação recebida por meus pais.

Conheci os pensamentos de González Pecotche ainda muito jovem. Estudei no Colégio Logosófico, criado sob a inspiração dos conceitos da ciência logosófica criada por Pecotche. Em um ambiente de afeto e de estímulo ao uso da reflexão e do pensar, pude ir gradualmente conhecendo a mim mesmo.

Identifiquei que os pensamentos que temos em nossa mente, são uma escolha própria e deveria saber escolher os melhores para a uma vida mais feliz. Recordo que uma das reflexões que mais me impressionaram foram feitas ao ler o livro “Minha Casa Mental”, onde de forma simples aprendi a identificar pensamentos que poderiam comprometer o meu futuro e, também, cultivar os pensamentos que favoreceriam este meu futuro.

Ter defesas mentais para vencer,em mim, os pensamentos de mentir, de enganar e de intolerância, foi uma descoberta significativa na formação de meu caráter. Somado a isto, aprendi, também, neste livro,a cultivar o pensamento de querer estudar, querer trabalhar e de colaboração para superar as minhas próprias limitações.

Recordo que, certa vez quando muito jovem, ao participar de um jogo de vôlei com amigos, pude observar um pensamento de intolerância com erros dos outros durante o jogo. Inspirado nos conceitos logosóficos, pude mudar naquele momento os meus pensamentos,atuando com maior consideração com os meus amigos. O importante era a convivência e não o acertar as jogadas, refleti. Muitas outras experiências, vivi com a ajuda do ensinamento logosófico, encontrando nele uma eficiente bússola para navegar com mais segurança nos mares da vida.

Considero determinante no meu desenvolvimento pessoal, profissional e familiar a adoção do superar a mim mesmo como um objetivo de vida. Muitas experiências felizes que vivi, foram inspiradas no pensamento da Logosofia de superação humana. Aquele vazio que sentia quando mais jovem, foi gradualmente sendo preenchido por uma visão mais ampla da razão de ser da vida.

Hoje, ao encontrar comigo mesmo, penso que a vida é uma grande oportunidade de superação e de aprendizado e estes pensamentos são minha bússola, construída com ajuda do Mestre Carlos Bernardo González Pecotche.