Autoconhecimento

Confidências especiais

novembro de 2024 - 3 min de leitura
Autoconhecimento

Confidências especiais

novembro de 2024 - 3 min de leitura

Querida amiga, 

Agora que você encontra-se tão distante, quero contar para você sobre a minha vida e o que eu tenho aprendido com a Logosofia. 

Você sabe o que é Logosofia?  

É uma ciência original, cujo objetivo é levar cada pessoa ao conhecimento de si mesma. Para isso, conta com um método de estudo que favorece a realização consciente da própria evolução, a integração, a organização e o aperfeiçoamento de seu sistema mental e sensível. Como ciência, a Logosofia conta com um corpo doutrinário de conhecimentos, princípios, normas e diretrizes, além de técnicas exclusivas. 

Para estudar Logosofia, eu ingressei numa escola de adiantamento mental, cujo nome é Fundação Logosófica – em Prol da Superação Humana. Esta escola é um grande e rico campo experimental, onde podemos trocar as experiências de nossos estudos com outros estudantes.  

Nessas trocas, substituímos a discussão e o debate pelo intercâmbio, que é uma técnica de compartilhar ideias, pensamentos e conhecimentos. Esta técnica é totalmente desprovida de argumentação. Ela é baseada no princípio logosófico da liberdade de pensar.  

No intercâmbio, cada um expõe seu pensamento, sua compreensão individual ou uma experiência, sem a intenção — velada ou não — de impor ou convencer. Cada um se coloca em posição de absoluto respeito às compreensões do outro. 

Exemplificando: na troca de compreensões e experiências, cada estudante tem ampla liberdade para expor o seu pensamento, sabendo que os demais não irão dizer que a sua compreensão está errada ou impor a ele outras compreensões. Cada um expõe aquilo que entendeu, vivenciou ou experimentou, e os demais o escutam com atenção e respeito, recolhendo do que ouviu aquilo que possa favorecer a própria compreensão.  

Você, minha amiga, pode estar perguntando como estou conduzindo minha vida agora. Será que a Logosofia tem conseguido responder às minhas dúvidas, dificuldades e inquietudes?  

E eu respondo. 

Com os conhecimentos logosóficos, estou conseguindo conduzir minha vida de forma cada vez mais consciente. Ou seja, sabendo por que e como me ater em cada circunstância ou situação, pois estou descobrindo como os pensamentos atuam em minha mente. Isso me tem ajudado a mudar, gradativamente, assumindo uma conduta mais segura, calma e serena. Observo que meu modo de ser, antes suscetível, displicente, indeciso e desatento, está mudando gradualmente para ser mais equânime, expansivo, ativo, atento e cuidadoso.  

Sinto brotar, a cada dia, uma maior confiança em mim mesma e o fortalecimento da minha integridade moral e espiritual, que se manifesta em alegria, otimismo e gratidão. 

Enfim, estudar Logosofia é muito estimulante e interessante, pois estou aprendendo a enxergar com os olhos do entendimento, a pensar com inteligência, a sentir com sensibilidade e a adotar uma postura mais consciente diante da própria vida. 

Imagine você que, com a Logosofia, tenho descoberto a existência de outros mundos além do mundo físico. Um desses mundos é o interno, presente em cada ser humano, rico em recursos, mecanismos e possibilidades.   

Sinto muito gosto em conhecer meu mundo interno e o comparo a um vasto laboratório, onde sou a principal cientista. Nele, tenho realizado importantes experiências, começando por conhecer a mim mesma.  

Na aplicação dos ensinamentos logosóficos, observo uma sucessão de mudanças, principalmente no meu modo de pensar e sentir. Isso tem ajudado a ampliar minha vida, estimulando meu esforço para maiores conquistas desse saber transcendente que, ao enriquecer minha consciência, aproxima-me gradativamente do conhecimento do meu espírito, do universo, das Leis Universais e de Deus. 

Quando nos encontrarmos novamente, ficarei muito feliz! Vou gostar de conversar com você sobre suas novas descobertas e também compartilhar as que tenho feito ao aplicar os conhecimentos logosóficos em minha vida. 

Um terno e afetuoso abraço, com muita amizade. 


Um pensamento de

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Por que meus amigos “esqueceram” de mim?

Acompanhe esse relato de um jovem que tinha muitos amigos durante o colégio, mas ao ingressar na faculdade, foi “esquecido” por eles. O motivo para isso e que gerou essa investigação, ...

Autoconhecimento

Rompendo correntes

O texto enfatiza a necessidade do conhecimento de si mesmo para o combate consciente as deficiências psicológicas que tanto limitam a vida do homem.

Autoconhecimento

Cuidados para não perder a conexão, por Alexandre Menna | Logosofia

Como manter a conexão com o melhor de si, mesmo diante das dificuldades? Ao perder um voo por atraso, Alexandre Menna revisita sensações conhecidas: angústia, impaciência, irritação. Mas, com b...