Mente

A conduta, um reflexo do mundo mental

dezembro de 2025 - 2 min de leitura
Mente

A conduta, um reflexo do mundo mental

dezembro de 2025 - 2 min de leitura

A possibilidade de estudar meu mundo mental e identificar nele a força edificante de um pensamento de bem, assim como as desastrosas consequências da atuação de um pensamento negativo, tem sido para mim uma maravilhosa oportunidade. Nessa perspectiva, situações cotidianas aparentemente sem muito valor podem se revelar ricas experiências para minha formação como um ser humano melhor.

Uma simples roda de conversa entre colegas de faculdade, em que, por exemplo, surja o pensamento de caçoar de alguém que não necessariamente esteja presente, pode parecer apenas mais um  momento de convivência habitual. Normalmente, todos riem e fazem comentários desnecessários, muitas vezes sem perceber os erros contidos nessas atitudes, influenciados pelo ambiente mental que impera naquele momento. Quantas vezes, ao refletir sobre uma situação assim – geralmente com pesar –, considerei o que foi dito injusto ou mesmo pejorativo?

Falar por impulso, estimulado pelo ambiente mental criado por um grupo de pessoas, foi algo que experimentei muitas vezes. Já cheguei a me expor desnecessariamente e só depois percebi que se tratava de uma vivência nada construtiva. Ao refletir sobre essas situações, percebi que buscava satisfazer uma alegria aparente, que nem sequer era minha. Seria possível atuar de modo a prevenir tais pensamentos antes que dominassem minha mente e guiassem minhas ações? 

A descoberta das defesas mentais, que, à medida que se fortalecem, impedem que eu me manifeste de maneira indevida, foi uma grande conquista. Não que eu fique calado em todos os lugares ou que minhas atuações sejam sempre oportunas, mas essas defesas favorecem que eu possa manifestar outros pensamentos, mais felizes, que promovam uma alegria saudável, sem a necessidade de me expor ou prejudicar alguém.

Essa observação e estudo do mundo mental deve tornar-se mais que um hábito: deve ser parte constante e indissociável da vida, de modo que a seleção dos meus pensamentos se reflita em minha conduta, permitindo-me ser íntegro e construir plenamente a minha individualidade.


Um pensamento de

 Daniel Rodrigues de Castro
Nasceu em Araguari - MC, é casado e possui 1 filho. Graduado em engenharia mecânica com ênfase em mecatrônica, trabalha no setor de projetos industriais e empreende no mercado de laudos técnicos. Estuda e é colaborador da Fundação Logosófica de Belo Horizonte Funcionários desde 2014.

Você também pode gostar

Mente

Quero fazer o bem!

Neste artigo, Pollyana Saliba se refere à influência que os pensamentos que ambulam no mundo exercem na vida interna do ser humano e como a seleção dos melhores pode mudar sua perspectiva. Admitam...

Mente

Ser livre de que?

Nesse artigo Alan Caldas Simões fala de como descobriu que o que tirava sua liberdade juvenil não era a tutela e dependência dos pais, mas o jugo de pensamentos.

Mente

A vida que eu quero viver, por Uilion Milhoreto | Logosofia

Como se desperta todos os dias representa a vida que se quer viver? Os pensamentos que começam o dia na mente podem mudar a vida? Nesse vídeo, Uilion Milhoretto relata a experiência sobre identific...