Sociedade

Quem é Carlos Bernardo González Pecotche, pensador, humanista e autor da Logosofia?

agosto de 2025 - 3 min de leitura
Sociedade

Quem é Carlos Bernardo González Pecotche, pensador, humanista e autor da Logosofia?

agosto de 2025 - 3 min de leitura

A grandeza e profundidade do pensamento logosófico têm despertado em muitos o interesse em saber: quem foi o autor da Logosofia? De onde provêm seus conhecimentos?  Qual legado ele deixou para a humanidade?

Carlos Bernardo González Pecotche, conhecido também pelo pseudônimo Raumsol, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 11 de agosto de 1901. 

Em 1930, na cidade de Córdoba, fundou a primeira Escola de Logosofia – hoje, Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana – com o objetivo de difundir a nova ciência que havia criado, regida pelos princípios éticos do afeto, respeito, tolerância e liberdade. 

Até a data de seu falecimento, ocorrido em Buenos Aires em 4 de abril de 1963, dirigiu e orientou o movimento logosófico no mundo. 

Ele deixou como legado à humanidade uma vasta produção intelectual, que apresenta grandes conceitos, como os de vida, Deus, espírito e herança de si mesmo. Ensina, ainda, a aplicação de um método original de estudo, destinado a desvendar os grandes enigmas da vida humana e universal. 

Um ser humano como os demais  

Além de instituir a Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, viveu intensamente a vida como esposo, pai, avô e amigo dedicado e leal, exercendo, ao longo de sua trajetória, várias atividades econômicas e profissionais.  

Certa vez, alguém perguntou por que ele trabalhava tanto e em atividades tão diversas. Ele respondeu que o fazia para dar o exemplo: mostrar que o ser humano pode dedicar-se aos mais elevados objetivos de sua existência, como evoluir conscientemente e conhecer a si mesmo, sem negligenciar suas obrigações e necessidades cotidianas, tanto físicas quanto materiais. 

Ao ensinar uma nova e original concepção do homem e do universo, suas palavras sempre foram sustentadas pela conduta, expressa de forma consistente em todas as circunstâncias de sua vida. 

Sua presença destacava-se naturalmente no ambiente pelas qualidades superiores que caracterizavam seu espírito e que se manifestavam em suas palavras, gestos e expressões, sempre carregadas de um elemento instrutivo e original. 

Sua generosidade, afeto e simpatia, mencionado por todos que conviveram com ele, faziam parte de sua missão docente.

González Pecotche afirmou: 

Estou no mundo como os demais homens da Terra e, da mesma forma que a eles, me foi dada a oportunidade de conhecer, incursionando em todos os ambientes, tudo o que possa interessar a meu propósito, a meu propósito de bem, que é a grande obra de superação humana que venho realizando.  Introdução ao Conhecimento Logosófico, p. 230.

A vida e obra de Raumsol continuam vivas no testemunho dos que seguem seu pensamento, e sentem os resultados em suas vidas ao aplicar o método logosófico, intercambiar compreensões e colocar os ensinamentos em prática.  

Nas próximas semanas, dentro do ciclo temático “O criador da Logosofia-Raumsol: Espírito precursor de rumos e destinos”, estudiosos de Logosofia vão relatar, em artigos e vídeos, como se deram seus primeiros contatos com González Pecotche.  

Este ciclo de publicações, ao celebrar a memória viva de González Pecotche, no ano em que a Fundação Logosófica completa 95 anos no Brasil, busca estender a cada leitor, como uma “ponte mental”, a oportunidade de participar desta rica jornada de conhecimento sobre a vida e a obra do autor da Logosofia. 

Junte-se a nós e não perca as publicações! 

Para iniciar, convidamos você a assistir ao vídeo

“Carlos Bernardo González Pecotche: o humanista que transforma vidas”

Da estudante de Logosofia Andrea Macedo.

Estou no mundo como os demais homens da Terra e, da mesma forma que a eles, me foi dada a oportunidade de conhecer, incursionando em todos os ambientes, tudo o que possa interessar a meu propósito, a meu propósito de bem, que é a grande obra de superação humana que venho realizando. Disse, antes, que amanhã se inicia em minha vida outra grande etapa. É meu anelo que vocês possam acompanhar-me no pensamento, na palavra e na ação; que se renovem os ânimos; que vibre o entusiasmo e apareça, em todos e para todos, uma nova aurora promissora de um futuro pleno de felicidade. É necessário, entretanto, entrar nesse futuro merecendo-o; há que ir para ele e não esperar que ele venha para nós.
Introdução ao Conhecimento Logosófico

Introdução ao Conhecimento Logosófico

Ver mais

Um pensamento de

 Maria de Lourdes Rosa
Maria de Lourdes Campos Rosa nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É formada em Administração de empresas, Pedagogia e pós-graduada em Arte-Educação. Professora de Educação Ambiental e Artes Plásticas na Educação Infantil do Colégio Logosófico – Unidade Funcionários. Estuda Logosofia desde 1998 e colabora como docente da Fundação Logosófica na capital mineira.

Você também pode gostar

Sociedade

Colaborando para uma Humanidade Melhor

Como colaborar conscientemente com a humanidade e preparar as futuras gerações para um mundo melhor? Como simples gestos, como carregar uma lata de tinta, podem mudar o mundo? Neste artigo, Édina e...

Sociedade

Uma obra de bem, por Guilherme Lanna Reis | Logosofia

Neste vídeo Guilherme fala, pensando em postagem no Instagram, sobre o que compreende ser a Obra Logosófica para ele e para a humanidade.

Sociedade

O Ambiente Logosófico

A autora nos revela que sua experiência na Fundação Logosófica tem sido transformadora. Através dos estudos e da aplicação prática dos ensinamentos logosóficos, tem conseguido aprimorar sua p...