Autoconhecimento

Qual a maior virtude do homem?

agosto de 2025 - 3 min de leitura
Autoconhecimento

Qual a maior virtude do homem?

agosto de 2025 - 3 min de leitura

Se alguém me perguntasse qual a maior virtude do homem, eu responderia sem titubear: a sabedoria! 

Não estou me referindo à sabedoria para realizar coisas da vida cotidiana. 

Não há dúvida de que a humanidade nunca acumulou tanto conhecimento, mas ouso afirmar que nunca também precisou tanto de sabedoria. Estou me referindo à sabedoria sobre a vida que transcende o que é comum e busca, no Criador, o maior exemplo do conhecimento a ser conquistado. 

Para alcançar essa sabedoria é necessário, a meu ver, um estudo profundo do ser humano, do Universo, de Deus e de toda a Criação. Isso exige a aquisição de novos conhecimentos sobre realidades que desconhecemos, que vão além do que é visível. Afirmo, pelo que observo na humanidade desorientada, que não conseguimos fazer isso sem um guia, um mestre de sabedoria.

Conheci esse guia há 17 anos. Ele me ensinou a viver uma nova vida, com muito mais cores e perspectivas do que a vida que eu conhecia. 

Desde criança, eu era muito inquieta em relação a mim mesma, à morte, à vida após a morte, ao destino, entre tantas outras dúvidas. Aspirava ser melhor do que eu era, mas não sabia como. Essas inquietudes me acompanharam até a vida adulta, quando encontrei a obra de Carlos Bernardo González Pecotche. Quantos ensinamentos grandiosos! Quantos elementos de valor! 

Um dos principais ensinamentos que destaco foi a possibilidade de conhecer meu mundo interno e me conectar com minha essência, com minha consciência, com meu ser espiritual. E, dentro desse mundo – especialmente em sua parte mental –, aprendi a observar, identificar, ordenar, selecionar e criar pensamentos. Isso é muito grande! 

Na prática, consigo, por exemplo, mudar meu estado de ânimo trocando meus pensamentos. Recentemente, ao organizar um evento importante, vi-me envolvida em muitas atividades a serem realizadas em pouco tempo. Consegui  adiantar tudo o que precisava e fui para casa almoçar. Em seguida, retornaria ao local do evento para receber os participantes e fazer a abertura. Durante o almoço, percebi que meu estado interno estava agitado. Fazia tudo com pressa, sem necessidade, movida por essa agitação interna. Estava me sentindo sufocada e ansiosa. 

Ao observar meu estado, usei imediatamente as técnicas aprendidas com a ciência logosófica. Fui acalmando a mente, serenando os pensamentos que borbulhavam e os organizando. Por fim, senti a respiração regularizada e a mente mais  serena. Pude, então, me encaminhar para o evento com muita confiança. 

A esse mestre de sabedoria devo a construção de uma nova vida – a verdadeira, a vida interna. Foi ele quem me mostrou, e ainda me mostra, o novo caminho que devo trilhar para meu aperfeiçoamento humano e espiritual.  

Humanista, estudioso, mestre, amigo e guia. A partir dos conhecimentos que viveu e experimentou, González Pecotche criou a ciência denominada Logosofia,

para designar uma nova linha de conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.

Em sua vasta obra literária, encontrei ensinamentos que estão me ensinando a viver e a ver o mundo de uma outra forma: a conhecer o ser espiritual que sou, a analisar tudo o que passa pela minha mente e pela minha sensibilidade para compreender suas causas, a observar meu mundo interno e o mundo ao meu redor, e, assim, aprender mais sobre mim mesma.

Finalmente, encontrei quem me guiasse pelos caminhos internos do meu ser, para aprender a ser diferente, a ser melhor e mais próxima do arquétipo humano criado por Deus. 

Ao autor da Logosofia devo minha eterna gratidão e anseio que toda humanidade o conheça, assim como à sua Obra.


Um pensamento de

 Rosana Leitão
Rosana é brasiliense, mora em Águas Claras, Distrito Federal, é casada, mãe de 2 filhos. Graduada em psicologia e comunicação social, atua na área de recursos humanos em uma empresa pública. Docente do Centro de difusão e informação de Logosofia de Taguatinga desde 2008.

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Não posso guardar só para mim esse conhecimento, por Marcelo Nunes | Logosofia

📣 Quando algo nos faz bem verdadeiramente bem, não faz sentido guardar só para si. 📲 Envie esse vídeo para alguém que também pensa que a mudança no mundo começa dentro de cada um de nós.

Autoconhecimento

O dia em que comecei a me enxergar de verdade, por Maria José Vasconcelos Moro | Logosofia

Neste vídeo, a estudante Maria José Vasconcelos Moro relata a sua experiência de autodescoberta.

Autoconhecimento

Conhece planeta distante, mas ignora o mundo interno, por Victor Yudi Braga Tomo | Logosofia

Neste vídeo, um estudante de Logosofia provoca uma reflexão: estamos formando mentes cheias de informações, mas vazias de si mesmas.