Nestes tempos de tantas incertezas e expectativas, tenho esforçado-me para observar mais a mim mesma e ao meu entorno. Trabalho com muitas pessoas, tenho várias reuniões ao longo do dia, preciso tomar decisões, ora sozinha, ora em conjunto.
Nesses momentos, meu nível de atenção precisa estar bastante elevado para meu estado interno não ser afetado por pensamentos que tirem minha energia. Por que estou falando sobre isso? Porque tenho identificado uma propensão ao pessimismo se espalhando e, em alguns momentos, trazendo tristeza para os ambientes e às pessoas, incluindo a mim mesma.
PENSAMENTOS DOENTIOS
A Logosofia afirma que a propensão ao pessimismo se caracteriza por um estado depressivo do ânimo, que debilita a vontade e dificulta o funcionamento da inteligência. O pessimista geralmente alega que nada lhe acontece de bom.
Quando há uma perspectiva de melhorias ou de ter sucesso num projeto, logo passa a achar que alguma coisa inesperada vai ocorrer e, certamente, levará tudo a perder. É uma mente ávida por notícias de tudo que não deu certo. O pessimismo é um pensamento tão mau, tão doente, que não permite que frutifiquem ideias felizes em sua mente.
Neste vai e vem de pensamentos, identifiquei um lindo movimento interno em mim: a presença da esperança e da confiança. Dia desses, um dos funcionários da minha equipe, um jovem professor que não deve ter mais do que 30, 32 anos, contou-me, com a voz cheia de energia e bastante emocionado, que seria pai pela terceira vez.
Senti muita satisfação de vê-lo tão feliz, por sua confiança no futuro, no amor e por seu ideal de ter uma família. Crianças chegando a este mundo, com pais que as esperam com afeto, cuidado e carinho. Como não me sentir viva e cheia de esperança sabendo que está chegando mais um ser humano?
Noutra situação, muito simples, experimentei essa mesma confiança. Em um determinado mês do ano, a lista de familiares e amigos que fazem aniversário é bem grande. Naquele mês, eu me vi escrevendo, quase que diariamente, uma mensagem de parabéns e feliz aniversário. Em todas elas incluía palavras de afeto, carinho, estima por saúde e paz.
Observei principalmente que, dentro de mim, os pensamentos presentes durante a escrita eram de confiar que aquelas pessoas queridas teriam muitos, muitos anos adiante. Que eu as teria ao meu lado para amar, conviver e aprender — ou seja, elas estão no meu presente e estarão no meu futuro.
Em vários momentos na escrita desses cartões, surpreendi-me sorrindo, enxugando os olhos e agradecendo a Deus por ter tantas pessoas com as quais eu posso conviver e desejar felicidades por mais um ano de vida!
CONHECIMENTO TRANSCENDENTE É ENERGIA VIVA
É fato que estamos todos vivendo tempos difíceis. A tendência é ficarmos preocupados. A preocupação, porém, amparada por conhecimentos e pensamentos nobres, pode se converter em reflexões úteis.
A Logosofia ensina que é importante que se faça uma minuciosa revisão dos pensamentos que podem deprimir o ânimo e encher a mente de ceticismo. Feita essa revista, incentiva aos que estudam a si mesmos que se aproximem do conhecimento transcendente, que o pratiquem, pois ele é energia viva e estímulo permanente que ajuda a desalojar o pessimismo.
Quem quer ser melhor, quem quer evoluir, quem quer estar no futuro, quer viver. E os convidados de honra para esta vida de hoje e a do futuro devem ser, sem dúvida, a alegria e o otimismo.