Jarbas Mattos é administrador, consultor, palestrante, docente da Fundação Logosófica e escritor, com artigos e livros publicados no Brasil e no exterior.
Eu venci. Cheguei lá! O que lhe permitiria dizer essa frase para si mesmo? Um diploma? O sucesso profissional? Uma situação financeira estabilizada? Formar família? Ter filhos bem encaminhados? Aposentadoria com boas reservas? Poder viajar com frequência? Ou existe algo maior, permanente, que lhe tornaria de fato uma pessoa realizada?
Imagine você dentro de uma enorme joalheria. Alguém lhe entrega um grande recipiente e diz: você pode ficar durante um tempo aqui dentro e pegar tudo o que quiser. Mas tem uma condição. Você sabe quando vai começar a coleta - é agora -, mas não sabe quando terá que sair e nada mais poder pegar. Será seu apenas o que você conseguiu reunir nesse recipiente. Você pode fazer o que quiser com o tempo durante sua permanência aqui, mas não pode decidir sobre a hora que terá que sair. A qualquer momento o seu tempo poderá encerrar e você nada mais poderá apanhar. O que você faria?
A ciência humana vem dando explicações importantes. Mas existe uma fronteira que ela ainda não superou. Qual é essa linha divisória que precisa ser vencida? Neste vídeo, Jarbas toma como exemplo a ciência do cérebro humano, essa maravilha, que é o organismo mais complexo que existe. Fala das perguntas ainda não respondidas pela Neurociência e explica por que essas dúvidas não existem para a Logosofia. Apresenta reflexões fundamentais e de fácil entendimento, para melhor compreender a mente humana e a criação do Cosmo. A nossa vida ganha outra dimensão, quando temos esses supremos conhecimentos guiando os nossos passos.
Jarbas pergunta: que torna um jovem mais inteligente, feliz, confiante em si mesmo e valente na realização dos seus sonhos? A juventude é uma fase maravilhosa, mas exige sabedoria, orientação e capacidade de superação, para evitar os tropeços que podem causar desgosto e apagar o brilho da vida.Instiga o jovem para que olhe para o futuro e faça uma promessa para si mesmo. Diga: eu vou vencer. Sei que tudo depende do meu comportamento nessa fase da juventude. É a consciência das minhas atitudes que vai determinar o ser que serei e a vitória na minha existência.Divirta-se, sorria, cante, dance, brinque, viva a vida que está em suas mãos com alegria, prazer... Mas não esqueça que você está aqui na Terra para cumprir a missão de se aperfeiçoar e evoluir. Você veio também para ajudar seus semelhantes e fazer um mundo melhor.
Jarbas relata as ideias que causaram grande mudança na nossa forma de viver, desde a roda e o fogo até a invenção da internet.
Jarbas compartilha neste vídeo a sua experiência de como se tornar um livro vivo. Apresenta exemplos de fácil compreensão, que poderão fazer de você um ser realizado e feliz.
Nesse vídeo, Jarbas Mattos, nos apresenta um amplo panorama da concepção logosófica. Elenca uma série de conceitos em que se baseia a Ciência Logosófica e também descortina o que ela pode oferecer a todos os seres humanos.
As virtudes e os poderes que quisermos possuir terão que ser conquistados em algum momento da nossa viagem, nas diversas vindas neste planeta-escola, O indivíduo vai herdando a si próprio As consciências humanas partiram de um mesmo ponto. Um dia, todos nós estivemos em absoluto estado de igualdade. Essa é a Justiça Universal. Com o tempo, o individuo vai herdando de si próprio todos os seus feitos (positivos ou negativos) nas vidas corpóreas anteriores, num período de milhares de anos. O Mestre Raumsol, ensina: "Ainda que em determinado momento se perca integralmente o material se conservarão intactas as posses espirituais".
Todos nós estamos fazendo uma viagem. Há um longo caminho para formar o nosso patrimônio espiritual. Mas o que significa patrimônio espiritual e como é formado? Quando eu partir da vida física esse patrimônio me acompanhará, porque é a minha herança real. Quando eu retornar na próxima vez essas conquistas virão comigo. Este é o objetivo da vida. Enriquecer esse patrimônio é a mais verdadeira e sublime realização que um ser pode alcançar.
Gosto de uma metáfora que usa o próprio avião para explicar o enigma da morte. A idade do piloto não é a mesma idade do avião que ele pilota. Na sua carreira, um piloto já comandou muitas aeronaves, que depois ficaram desativadas. E o piloto? Ele continua apto a dirigir novos aviões, que um dia também não mais servirão quando terminar sua vida útil. O piloto sabe que ao deixar aquela cabine sua carreira não chegou ao fim, que outra máquina voadora lhe será entregue, e que longas viagens ainda Ihe esperam. Nós somos o piloto, o nosso corpo é apenas a aeronave que estamos utilizando nesta etapa de vida.
A permanência do espirito após a morte é uma lei natural Se até o nosso corpo é um empréstimo, o que mais pode ser nosso de verdade? Estas são as perguntas que todos deveriam formular a si mesmos: O que preciso construir? O que eu vou levar? O que: realmente me pertence? Essas perguntas funcionam como a chave da vida. Quando temos essas respostas, tudo muda e uma nova era se abre para nós.
A palavra morte está presente na poesia, na literatura, no hino dos clubes e até no nosso hino nacional. Mas ainda é pouco compreendida. A morte é uma interrupção temporária e não o desaparecimento da essência do verdadeiro ser. O que a pessoa teme? Ela supõe que depois da sua morte o mundo prosseguirá sua história, mas para ela o jogo acabou. Mas não é assim. Vida e morte são trechos de uma mesma estrada, versos do mesmo poema, afluentes do mesmo rio.
A mente humana sempre se recusou a aceitar a morte como o fim. Isso não é por acaso. Trata-se de uma intuição, que surge de uma região muito profunda e verdadeira do ser humano. Fomos feitos para essa busca, é ela que dá sentido à existência. O criador da Logosofia, González Pecotche tem um ensinamento muito interessante: "O temor de morrer provém de pensar que a vida termina com o corpo."
O autor narra a impressionante história do selo mais raro do mundo e nos propõe uma analogia. Se a nossa impressão digital é única, é porque Deus quer que sejamos diferenciados. Cada um de nós pode conquistar uma biografia exclusiva, uma identidade inconfundível e ser exemplar único no Universo. Eis a maior de todas as conquistas humanas. Bem-vindos à legião dos seres imprescindíveis.
Sentimos mais alegria quando temos a sensação de que a nossa presença da Terra torna o mundo um pouco melhor. Isso não é pretensão, é confiança na diferença que as nossas atitudes podem fazer. Nem a morte torna substituível o ser que honrou cada hora da sua existência e se tornou pessoa procurada por aqueles que precisavam de ajuda. É certo que todos nós passaremos, o mundo continuará sendo mundo e girando sem a nossa presença; as pessoas sobreviverão a nós. É evidente que, depois da nossa passagem, alguém poderá realizar as nossas tarefas. Mas a nossa arte, o nosso jeito de ser e a nossa experiência são valores próprios, jamais alguém fará as coisas como nós fazemos. A impressão digital do amor que colocamos em nossas funções estabelece a exclusividade das nossas ações. A nossa história é única e vai sendo escrita e impressa em tudo o que realizamos.
Procure recordar as promessas que você fez para si próprio. Coisas simples, que só dependem de você. Pergunte-se com sinceridade se essas promessas íntimas estão se realizando. O que faltou? Quem é o responsável por elas não terem saído do papel? Provavelmente, nessa hora, o seu dedo estará apontado para uma única pessoa: você. O que caracteriza um verdadeiro líder? É a habilidade de desenvolver nas pessoas o que elas têm de melhor, fazer com que se sintam importantes e abracem uma causa. Mas o líder autêntico só nasce quando realiza essas façanhas primeiramente em seu mundo interno. É exatamente isso que o líder de si próprio faz, lidera seu mundo mental, sua vocação e seus pensamentos; torna-se empreendedor de sua evolução e de sua felicidade, sem precisar de estímulos ou motivações externas. Há pessoas que estão à espera de algum líder que vai lhes dizer o que devem ou não fazer. Onde fica o nosso livre arbítrio? Livre arbítrio é a sagrada liberdade de arbitrarmos sobre nossa existência e construirmos nosso próprio futuro. O líder genuíno é o ser pensante, consciente e livre, que assume a direção de seu destino, orienta os que o rodeiam com o seu inspirador exemplo e ajuda a erguer uma verdadeira nação.
No esforço de criar o novo ser, a nossa mente também desenvolve a si própria. Ao mesmo tempo em que a inteligência cria, é também criada. Não existe razão mais nobre do que essa, para levantarmos da cama todos os dias felizes e entendendo a razão da vida. Esse é o verdadeiro humanismo, que é o caminho para nos tornarmos o autêntico ser humano. Somos pais, filhos e obstetras de nós próprios. Somos o útero onde se gesta uma nova vida, e ao mesmo tempo a maternidade, onde o ser presencia o seu próprio renascimento. Somos artistas, transportando a sua própria obra de arte. O ser humano é o artista e a obra ao mesmo tempo. Quanto mais a obra avança, mais o artista se revela. Não pode existir sensação mais sublime do que acordar, passar o dia e repousar à noite embalado pela força desse propósito. Muitas pessoas desejam encontrar uma causa para inspirar seus dias. Mas não percebem que essa causa, a maior de todas, está tão perto de nós.
Cadastre-se e salve itens para ler depois
Faça Login para ter acesso aos recursos do portal.