Artigos de
Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido pelo pseudônimo Raumsol, foi um pensador e humanista argentino, criador da Fundação Logosófica e da Logosofia, ciência por ela difundida. Nasceu em Buenos Aires, em 11 de agosto de 1901 e faleceu em 4 de abril de 1963. Autor de uma vasta bibliografia, pronunciou também inúmeras conferências e aulas. Demonstra sua técnica pedagógica excepcional por meio do método original da Logosofia, que ensina a desvendar os grandes enigmas da vida humana e universal. O legado de sua obra abre o caminho para uma nova cultura e o advento de uma nova civilização que ele denominou “civilização do espírito”.

Autoconhecimento

A Vida, a Consciência e o Despertar | Logosofia

Ao chegarmos nesse mundo, ganhamos o maior dos presentes. 💛 Nos primeiros anos, sentimos o esplendor dessa realidade. Com o tempo, surge uma névoa, apagando o colorido da infância. Um eclipse. O vazio. Mas algo pulsa dentro de nós. É aquela mesma chama, a partícula divina, que, como uma inquietude por baixo da névoa, sussurra: […]

Aperfeiçoamento

Adaptação psicológica

O homem, por sua constituição psíquica, mental, espiritual e física, é um ser adaptável a todas as mudanças e a todas as situações em que a vida o coloca, à medida que avança para seu aperfeiçoamento.

Comportamento

A impaciência, defeito que torna o ser humano um escravo do tempo

O impaciente é um escravo do tempo, desse tempo fantasmagórico que nada tem a ver com o autêntico, que tão frequentemente o homem dissipa em banalidades, justamente por desconhecer seu valor real.

Comportamento

Impulsividade: a implacável força psicológica que leva a agir sem medir as consequências

A impulsividade é, em síntese, um pensamento impetuoso que provoca a reação imediata da mente ante qualquer incitação ou motivo que surja açulando-o. Em todos os casos se manifesta como ato irrefletido do indivíduo.

Autoconhecimento

Capítulo 11 – Presença do espírito na infância e na adolescência

A Logosofia revela que, durante essa primeira idade, as possibilidades humanas são assombrosamente fecundas para o desenvolvimento natural da vida consciente, com todas as prerrogativas que a evolução lhe abre no curso de sua existência.

Autoconhecimento

O Poder dos Estímulos

O poder dos estímulos tem uma influência decisiva nas possibilidades humanas de superação integral.

Vida

Diálogo 6 – O Segredo das Oportunidades – Como Acontecem e São Aproveitadas

As oportunidades deixam então de ser tais para se converterem no resultado lógico do esforço realizado.

Comportamento

Propensão ao Fácil: Tendência Comum ao Ser Humano

Capacitar-se significa dar lugar na mente a elementos que habilitam o ser para desempenhar-se com idoneidade e independência.

Vida

Diálogo 20 – Sobre as Atmosferas e Órbitas Pessoais

Os corpos ativos estão contornados por atmosfera, que estimula a vida e permite a absorção de oxigênio, que é seu elemento básico. O homem que se elevou por seu saber, seus esforços ou virtudes forma também sua atmosfera pessoal.

Deus

Diálogo 4 – O Livro da Criação – Imagens e Recordações Que Vivem em Suas Páginas Eternas

Um livro a ser lido mais com o entendimento do que com os olhos. Suas páginas, abertas a todas as mentes humanas desde que passaram a povoar a terra, contêm recordações e imagens vivas.

Aperfeiçoamento

A Cada Dia Podemos Ser Mais

Estou de acordo com o que tenho feito durante minha vida? Pude, em algum momento, experimentar com toda plenitude a sensação de existir? Tenho comprovado que meu ser existe? Tenho sentido sua existência? Como é meu ser?

Vida

Diálogo 53 – A Vida Diante do Enigma da Morte

Sabem esses seres por que e para que amam a vida? São conscientes desse amor? São fiéis a ele? Como é esse amor: sincero, verdadeiro, ou falso? Eis aí uma oportuna e conveniente reflexão prévia.

Tempo

Diálogo 3 – De Como Ordenar os Tempos da Nossa Existência Física e Viver Várias Vidas em Seu Curso

Preceptor: — Unir os tempos de metade significa que o ser humano, havendo já alcançado uma capacitação intelectual adequada, deve ordenar os tempos de sua vida, unindo entre si os que são de igual natureza.

Pedagogia Logosófica

A Relação Entre Ensinar e Aprender

O que é o que o ser aprende, e para que aprende? Eis aqui duas indagações às quais nem sempre se podem dar respostas satisfatórias.

Família

Para Que Quero Me Casar?

Sendo o amor uma força e um poder, nenhuma circunstância poderia ser mais oportuna, para ensaiar sua virtude, do que a de empregá-lo na consagração definitiva de um lar que possa ser exemplo de lar.