Tempo

O poder do exemplo

agosto de 2025 - 2 min de leitura
Tempo

O poder do exemplo

agosto de 2025 - 2 min de leitura

Não fui à academia, não estudei e nem limpei a casa. Trabalhei. Dormi pouco. Reclamei. Trabalhei mais. Estudei. Não acordei tão cedo, mas reclamei um pouco menos. No dia seguinte, acordei cedo,estudei, trabalhei e, finalmente, fui à academia. Não reclamei. Acordei cedinho, animada com onovo dia. Fiz café. Fui à academia. Trabalhei. Limpei algumas coisas. Estudei. Fiz mais café. Estudei mais. Ufa! Checked em todas as tarefas!   

 

O que deu em você hoje?”, perguntou Malu, minha irmã caçula. Ela estava me observando. Não tinha feito nada extraordinário, mas estava conseguindo meorganizar melhor e aproveitar o tempo de um jeitinho diferente. Estava conseguindo fazer mais – e com mais tranquilidade. Ela notou. Fiquei tão satisfeita por ela ter reparado em algo que agora parece tão natural, mas que foi resultado de um processo interno difícil. Eu queria – e ainda quero muito – que ela me admire.   

 

Malu sempre foi muito religiosa. Ela tem demonstrado certa resistência à minha relação com aLogosofia. Ainda não entende o que eu descobri, e eu ainda não descobri como explicar para ela o que estou sentindo ao fazer parte dessa nova forma de entender e conceber a vida. Às vezes, pareceque existe um muro entre nós, pelo menos quando o assunto é Logosofia, essa palavrinhamágica. Um muro alto e desafiador.    

 

Como transpor esse muro e dar um abraço apertado na minha Malu? Será que dá para abrir uma“portinha” no meio dele? Como alcançar o outro? Como ser veículo do bem? Será que pensarsobre isso é refletir sobre como contribuir para a construção da nova cultura? O outro importa! Compartilhar o bem recebido, importa! Compartilhar o bem com a humanidade maispróxima de nós importa – e importa muito.   

 

O autor da Logosofia ensina que devemos dar o exemplo. Sinto que ele tem toda razão. De que adianta falar:levante-se mais cedo”, “largue o celular”, “você precisa ter mais disciplina”, “estude, Malu!”, seeu mesma não for capaz de domar pensamentos pequenos, se não for capaz de realizar? Qual avalidade de um discurso que não se sustenta na realidade da vida?   

 

Hoje, pela primeira vez desde que iniciei meus estudos, Malu aceitou um convite para participar de umaatividade na Fundação Logosófica. Fiquei tão feliz! Foi tão grande para mim essesim, vou com você!”. Perceber que sou um exemplo para ela movimentou meus pensamentose me fez querer, ainda mais, ser uma pessoa melhor.   

 

É incrível o que o exemplo pode fazer. Sinto que, para fazer parte dessa nova cultura, preciso serexemplo em tempo integral, em todos os lugares e em todas as oportunidades. Muitasdeficiências precisam ser superadas até lá, mas o conhecimento, assim como o processo individual de evolução consciente, não dá saltos. Vou construir esse novo ser, esse exemplo que já decidi que quero ser!    


Um pensamento de

 Ana Clara Teixeira
Ana Clara Teixeira nasceu em Belo Horizonte - MG. Graduada em Direito pela UFMG, especializada em direito da mineração pelo CEDIN, é orientadora da Divisão de Assistência Judiciária Prof. Paulo Edson de Sousa – DAJ, da UFMG e atua na área de direito minerário. Estuda na Fundação Logosófica em Belo Horizonte desde 2023.

Você também pode gostar

Tempo

A verdade sobre aproveitar o tempo que ninguém fala, por Tábata Duarte Lage Cazorla | Logosofia

O que é aproveitar o tempo e como entender isso pode ampliar a vida? Neste vídeo, Tábata Cazorla traz uma experiência sobre como identificou que o conceito de tempo da cultura atual não colabora ...

Tempo

Para onde foi meu tempo, por Giordano Miolo | Logosofia

Como lidar com a sensação de que o tempo nunca é suficiente? E quando a tentativa de ter controle absoluto sobre a rotina se transforma em rigidez mental e angústia? É possível fazer as pazes co...

Tempo

O mistério do tempo

Nesse artigo, Raquel Tinoco convida a refletir sobre os mistérios que envolvem o tempo e em que podemos fazer para viver uma vida com mais consciência.