Sua atuação se dá exclusivamente nas áreas culturais e educativas, das quais a mais importante é a difusão da ciência logosófica. A Fundação é um ambiente experimental, e os conhecimentos por ela propagados são essencialmente práticos, para que cada indivíduo possa aplicá-los no dia a dia. Isso significa que o campo de atuação é a própria vida e, muito especialmente, o mundo interno, onde devem ser verificados os fatos que revelam, passo a passo, os progressos alcançados no processo de evolução consciente. A Fundação Logosófica vai, assim, em busca dos seres de boa-vontade que, além de desejarem edificar uma vida e um destino melhores, aspiram contribuir para essa grande obra de bem na condição de colaboradores voluntários.
Nas sedes culturais, o trabalho de aprendizado e difusão do conhecimento logosófico se realiza continuamente em cursos, palestras e exposições, atividades oferecidas sempre de forma gratuita. Na Fundação também existem setores destinados a crianças e adolescentes, nos quais os ensinamentos são transmitidos de forma lúdica e adequada às faixas etárias da infância e da juventude.
O ensino desta concepção se dá também por meio do Sistema Logosófico de Educação, que, ao aplicar a Pedagogia Logosófica em seus diversos colégios na América do Sul, une um ensino curricular de excelência à formação de indivíduos responsáveis, mais livres e mais felizes.
O trabalho desenvolvido pela Fundação é apoiado ainda por uma ampla bibliografia produzida por González Pecotche ao longo da vida, publicada pela Editora Logosófica.