Autoconhecimento

Devo sempre ser o mais preparado em todos os sentidos?

setembro de 2025 - 3 min de leitura
Autoconhecimento

Devo sempre ser o mais preparado em todos os sentidos?

setembro de 2025 - 3 min de leitura

Durante a vida, várias oportunidades batem à nossa porta, porém nem sempre estamos totalmente preparados. Por quê? E será que, ao não estarmos preparados, devemos desistir delas sem ao menos tentar, para não “gastar energia” ou “passar vergonha” com um desempenho abaixo do esperado? É fato que, quanto maior o preparo, maior a chance de nos sairmos bem quando uma oportunidade surge.

 

Recordei-me, então,  de um colega de sala no ensino médio que frequentemente dizia que seu objetivo de vida era ser aprovado em um curso muito concorrido no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Sabendo que essa era uma meta que exigiria grande preparo para ser alcançada, ele manteve o foco nos estudos e se dedicou intensamente durante aqueles anos. Ao final do último, recebeu a notícia de sua aprovação. 

 

O exemplo do meu colega reforçou para mim que, se quero realmente conquistar algo e me empenho com determinação, estarei em condições de alcançar meu propósito. Observei que seu tempo de dedicação foi decisivo para que ele pudesse se preparar. 

 

Mas, e quando uma oportunidade surge de repente, e não temos tempo suficiente para nos prepararmos para ela? Foi exatamente isso que vivi há algum tempo e essa experiência me gerou um grande aprendizado. 

 

Certa vez, deparei-me com a oportunidade de me candidatar a uma vaga de estágio e, mesmo não me sentindo completamente seguro, tomei a decisão de me aventurar nesse novo desafio, já que ele me permitiria um importante desenvolvimento profissional.

 

No início, o que me causou certo desconforto foi o fato de que as vagas oferecidas estavam em áreas nas quais eu não possuía nenhum conhecimento prévio – e tampouco teria tempo suficiente para me preparar antecipadamente.

 

Na etapa de seleção, ao observar que alguns dos participantes que concorriam comigo já tinham experiência nas áreas em questão, surgiu em minha mente o pensamento de “não gastar meu tempo”: “acho que não tenho capacidade para continuar. Vou acabar perdendo meu tempo ou passando vergonha”. Estava prestes a desistir. 

 

Foi então que me recordei de um conceito que estava aprendendo com a Logosofia: a confiança em mim mesmo

 

O estudo sobre esse conceito foi peça-chave para que eu pudesse conhecer e combater os pensamentos de incapacidade e timidez que estavam atuando em minha mente – e que vinham me desmotivando a seguir com minha decisão de, pelo menos, tentar

 

Afinal, como eu poderia afirmar que não conseguiria, se nem havia tentado? 

 

Como adivinhar o resultado de uma ação, sendo que ela ainda não havia acontecido?

 

E mesmo que o resultado não fosse o esperado, aquilo que eu estava vivendo não poderia servir como aprendizado para futuras experiências?

 

À medida que conheço meu mundo interno, passo a identificar tanto minhas fraquezas quanto minhas qualidades. Isso tem sido importante para que a valentia e a segurança comecem a se manifestar em minhas ações. 

 

Com base nesses conhecimentos, compreendi que, mesmo não possuindo  experiência naquela área de atuação, eu tinha outros valores que poderiam ser úteis – não somente naquela situação profissional, mas também ao longo de toda a minha vida. E não é que foram?

 

Para minha surpresa, fui selecionado e conquistei a oportunidade de fazer o estágio

 

Analisar essa experiência me fez compreender que a maior conquista foi a confiança que venho adquirindo em mim mesmo, além da consciência de que sou um jovem capaz de adquirir novos conhecimentos e de me desenvolver em diversas áreas – não apenas na atuação profissional, mas também nos muitos outros campos da vida.

Reforce em alto grau a confiança em si mesmo. Essa confiança poderá ser conseguida mediante os conhecimentos contidos em meu ensinamento. Ele cria seres valentes, seres íntegros, porque permite aumentar o próprio acervo, completando-o com os valores desse rico patrimônio que somente está ao alcance dos que sabem converter-se em seus donos.

Um pensamento de

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Você é livre para pensar? Por Pedro Oliveira | Logosofia

💭Pedro levantou uma questão importante: será que somos realmente 100% livres para pensar? Muitas vezes, pensamentos e influências externas acabam direcionando nossas escolhas. E você, já refle...

Autoconhecimento

Será que a personalidade é algo sempre bom? Por Clara Magalhães dos Santos | Logosofia

A autora, Clara Magalhães, reflete sobre a diferença entre personalidade e individualidade. Ela mostra que personalidade é algo superficial, ligado à aparência e aprovação externa, enquanto a i...

Autoconhecimento

Um novo sentido para a vida

Reflexões sobre o que eu fui, o que eu sou e o que eu posso ser.