Aperfeiçoamento

Descanso eterno… Por quê? Para quê?

novembro de 2025 - 2 min de leitura
Aperfeiçoamento

Descanso eterno… Por quê? Para quê?

novembro de 2025 - 2 min de leitura

Desde há séculos, repete-se que, aos que deixam este mundo, deve-se desejar o descanso eterno. Muitos passam a vida esperando por ele.

Quanto ainda sou influenciada por essa espera, colocando-me numa posição de encarar o trabalho como um grande castigo, um martírio, um calvário, um sofrimento!

Assim, passamos a vida esperando as férias, a sexta-feira, o tão aguardado feriado, enquanto as redes sociais se enchem de fotos com sorrisos radiantes que valorizam cada uma dessas situações. Quantos memes já foram criados com a expressão sextou!

Não sou contra as férias, os feriados e os finais de semana; procuro desfrutar deles com alegria . Mas identificar o quanto eu encarava o trabalho como um castigo tem sido de grande importância para mim.

E quem pode dizer que as férias, os feriados e os fins de semana são ruins? É muito bom poder desfrutar de cada um desses momentos com alegria, ainda mais quando chegam após intensos períodos de trabalho. Trabalho que não é castigo nem martírio. 

Além disso, o descanso adquiriu outro significado em minha vida: mudar de atividade. Descansar de uma atividade, realizando outra diferente. Não consigo imaginar como seria a vida se todos fossem  “descansar eternamente” no sentido de “não fazer nada”. 

 Quando vejo a vida como um milésimo de segundo na eternidade do tempo, concluo que ainda trabalho muito pouco, ainda desperdiço muito tempo e ainda dedico muito ao que não tem relevância para minha evolução espiritual nem para o bem da humanidade.

Estou aprendendo a desfrutar com gosto da atividade, pois a atividade é vida! Tudo que permanece inativo vê sua potencialidade de vida diminuir. 

Hoje, a atividade me traz tanta alegria que não almejo o descanso eterno.  Quero forças, saúde e disposição para sempre fazer algo pelo bem de mim mesma e dos demais.

De nossa parte, ficaremos muito agradecidos se nos desejarem uma eterna atividade, pois a atividade é energia, e a energia é o motor que impulsiona a existência em qualquer de suas manifestações. Descanso eterno é, pelo contrário, imobilidade, é a morte segunda, o caos, o nada. Enquanto a atividade amplia a vida, a inércia a comprime, com risco de fazê-la desaparecer.

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Aprender e Evoluir

Neste texto, o autor reflete sobre as pressões sociais que moldam a vida desde a infância até a vida adulta, muitas vezes conduzindo as pessoas por um fluxo imposto pelos outros. Ressalta que, apes...

Aperfeiçoamento

O Vírus Da Guerra, com Marcio Caldeira | Logosofia

Vídeo com reflexões sobre como nos acostumamos a nos colocar em posições que levam ao conflito, e sugestão de um caminho para se colocar em outra posição interna. É natural que todos prefiram ...

Aperfeiçoamento

Como harmonizar as diversas áreas da vida, por Giordano Miolo e Victor Silverio | Logosofia

Como encontrar o equilíbrio entre os diversos campos da vida, sem se sentir dividido ou em dívida com nenhum dos lados? É possível estar presente, realizar-se no trabalho e ainda viver com serenid...