Desde há séculos, repete-se que, aos que deixam este mundo, deve-se desejar o descanso eterno. Muitos passam a vida esperando por ele.
Assim, passamos a vida esperando as férias, a sexta-feira, o tão aguardado feriado, enquanto as redes sociais se enchem de fotos com sorrisos radiantes que valorizam cada uma dessas situações. Quantos memes já foram criados com a expressão sextou!
Não sou contra as férias, os feriados e os finais de semana; procuro desfrutar deles com alegria . Mas identificar o quanto eu encarava o trabalho como um castigo tem sido de grande importância para mim.
E quem pode dizer que as férias, os feriados e os fins de semana são ruins? É muito bom poder desfrutar de cada um desses momentos com alegria, ainda mais quando chegam após intensos períodos de trabalho. Trabalho que não é castigo nem martírio.
Além disso, o descanso adquiriu outro significado em minha vida: mudar de atividade. Descansar de uma atividade, realizando outra diferente. Não consigo imaginar como seria a vida se todos fossem “descansar eternamente” no sentido de “não fazer nada”.
Estou aprendendo a desfrutar com gosto da atividade, pois a atividade é vida! Tudo que permanece inativo vê sua potencialidade de vida diminuir.
Hoje, a atividade me traz tanta alegria que não almejo o descanso eterno. Quero forças, saúde e disposição para sempre fazer algo pelo bem de mim mesma e dos demais.
