Sempre ouvi dizer que todos nós temos tempo e potencial para fazer muitas coisas… seja para inventar algo, resolver assuntos, desenvolver uma arte, dentre tantas outras questões. Porém, a realidade nos surpreende sem preparo ou chance para encarar com firmeza muitos desafios.

  • Por que isso acontece?
  • Como posso ser mais consciente dos desafios e das oportunidades que a vida me apresenta sem ser surpreendida a todo momento?
  • Existirá um caminho?
  • Haverá alguém responsável por nossas dificuldades?
  • Qual é a origem dos percalços e desvios em nosso andar pelo mundo?

Saber que existe um potencial dentro de cada um não me faz crer que somos os melhores de tudo o que há na natureza, mas sim possíveis guardiões dela.

Ampliar a função dos nossos sentidos e abraçar com decisão e firmeza as prerrogativas que a vida oferece, como realizar mudanças, cultivar e criar virtudes e evoluir, permite assumir a determinação para deixar de ser o que sou e ser aquilo que anelo ser.

Prerrogativas da Vida

Conhecer a vida dos pensamentos, ter disposição para aprender, rever os conceitos, pensar, abrir a mente para eliminar o inservível que trago (propensão ao fácil, à impulsividade, à inércia, à falta de vontade), é fazer a real ciência da vida.

Tenho aprendido que, ao permanecer indiferente às possibilidades de superação e ao alcance de novos horizontes e riquezas internas, minha vida fica exposta aos acontecimentos do acaso e das circunstâncias. É como guardar um poderoso antídoto por tanto tempo e na hora de usá-lo constatar que perdeu o seu efeito contra o mal que iria combater.

Assim, fé e esperança são malogradas no curso do tempo e seguimos sem aprender a lição, rogando passivos pelo surgimento de um novo antídoto. E caminhando em meio a lamentações por perdas de tempo e espaço, atribuímos maior responsabilidade àqueles que, com mais consciência e esforços, dedicam seu potencial, suas capacidades, inventando e buscando soluções aos desafios e oportunidades de realizar o Bem para a própria humanidade.

  • Como encaminhar a vida me fortalecendo com novas condições e possibilidades e extrair ao máximo as próprias prerrogativas em prol da superação e colaboração com o mundo que me rodeia?
  • O que me ensina, então, a “vida da inércia” frente ao poder da criatividade latente em cada um de nós?
  • Que mundo é esse que levo e trago por onde caminho sem mudança de rumo?
  • O que restará se não mover as forças internas do querer, na tentativa de iluminar, com sabedoria e sem arrependimentos, a firme direção dos meus passos no mundo?
  • Que outro tempo e espaço haverá para viver e compreender que, sem a natureza espiritual participando das manifestações da minha potencialidade, capacidade, inteligência e individualidade, deixei de ser quem eu poderia ser?

A Oportunidade de Realizar

Nesse novo caminhar as conquistas só darão resultado a partir do momento em que houver decisão pelo desafio de realizar esforços próprios. Não basta saber os caminhos se não os percorrer! Não basta só o querer, mas sim saber querer o que, de fato, se anela e, dessa forma, utilizar as possibilidades, dando rumo ao labor desse querer.

Os esforços não serão nada pequenos ou eventuais, pois será necessário aprender e praticar para extrair, de fato, conhecimentos e oportunidades constantes, realizar com liberdade e ser um elemento útil no mundo da Criação Divina!

O que ocorre no meu mundo mental e sensível? Possibilidades e prerrogativas existem. Cabe a mim estar atenta e usar recursos eficazes para decidir por mim mesma de modo a aproveitar as oportunidades, compartilhando-as com sua porção de valor e valentia no banco universal da vida e do verdadeiro patrimônio da humanidade.

A Ciência Logosófica oferece conhecimentos transcendentes que dão a oportunidade de aprender a ser consciente do poder de transformação que se inicia com a realização do processo do conhecimento de si mesmo e de uma verdadeira evolução. Aprender a articular mente, alma e espírito, para ter domínio da própria vida, assegurando seu controle e firmeza dos propósitos de bem, requer paciência, observação e consciência.

Esses bens, como o conhecimento de mim mesma, das Leis Universais, da identificação de preconceitos, de tomar as rédeas do próprio destino, dentre outros, que hoje trago em mim, tornaram-se mais claros e gratos quando decidi “me oportunizar” os estudos desta nova cultura por meio de um processo de evolução consciente, esse processo que permite ensinar e aprender com a prática experimental de seu conteúdo e que está disponível a todo aquele que queira descobrir os próprios tesouros, utilizando-os sem medo de perdê-los.

Quando descobri que posso unir esforços inteligentes às infinitas oportunidades e prerrogativas que a vida oferece, vi renascer as esperanças de uma vida mais ampla, plena e feliz, construída no hoje e projetando um futuro melhor para mim e para meus semelhantes.