Você é tímido? Eu era.

Alguma vez em sua vida você já sentiu vergonha e se calou, por achar que o que iria dizer era pouco interessante, ou teve temor em um ambiente onde não conhecia as pessoas presentes, ou, ainda, em sua adolescência, não teve a valentia suficiente para falar com a menina que chamava sua atenção? Pois é, esse complexo de vergonha, temor e covardia é a timidez. Tenho descoberto que há como superar isso com a prática do estudo logosófico.

A Logosofia é a ciência da evolução consciente — é movimento, atividade, dinamismo e estímulo para a busca por mudança.

Mas, por que mudar, e o que preciso mudar? Mudar por mudar não é nem racional nem sensato, não é mesmo? E é lógico que a mudança deve ser sempre para melhor.

E o que já se possui, será que pode ser ampliado? As respostas eu venho descobrindo, sem a pressão do critério alheio. A Logosofia me tem oferecido elementos e condições para encontrar dentro de mim mesmo as respostas. O método logosófico de conhecimento de si mesmo, de conhecer o próprio interno, é muito interessante. A pessoa vai apresentando-se a si mesma, de acordo com a própria capacitação.

Quando comecei a estudar Logosofia, uma característica negativa que encontrei em mim foi a timidez. Em qualquer situação frente a desconhecidos, a mente ficava como que travada e as palavras como que sumiam. Recordo que, certa vez, fui trabalhar em uma empresa e fui apresentado ao seu corpo técnico. A mesa estava cheia, e eu coincidi de sentar-me ao lado do gerente geral; as apresentações começaram e eu seria o último a falar. À medida que ia chegando minha vez, ficava cada vez mais apavorado.

Sim, o que eu sentia era temor. Nem me recordo do que falei; só sei que fui motivo de chacota de alguns colegas durante um tempo. Ouviria eles comentarem: “Viram que vexame o novo funcionário? Não sabe nem falar…” Senti vergonha. Quem já passou por isso sabe do que estou falando.

Ao estudar sobre a timidez, descobri que ela é uma deficiência psicológica que abate o ânimo e dificulta o relacionamento com os demais. Senti alívio ao saber que este pensamento poderia ser eliminado. Aprendi sobre suas características e o método para o extirpar. Vi a mim mesmo refletido nos estudos: estava estudando minha própria vida. Só isso não bastou, é óbvio — o trabalho tem sido constante.

O método logosófico pôs-me em contato com um ambiente de afeto, respeito e estudos orientados. Um ambiente em que todos têm a coragem de querer ser melhores do que são. Outra característica do método é que ele não é um método milagroso, mas científico, levando-me a experimentar o que estudo e estudar o que experimento.

A Logosofia me tem mostrado o caminho para esse trabalho interno, os recursos de que disponho para sua realização e as técnicas para utilizar esses recursos. Parece difícil? E é, pois exige de mim grandes doses de empenho e esforço! Mas os resultados vêm deixando-me muito feliz.

Muitos creem que vencer a timidez é impossível. Tenho comprovado que não.