Lá estava eu, no meio de um ambiente cinematográfico, ao lado de personagens famosos da série “Stranger Things”. Eis que, inesperadamente, surge o pânico trazido por um monstro que começou a correr em nossa direção. Enquanto todos fugiam, eu estava paralisado… Imóvel, no momento que mais precisava do meu corpo. O pouco tempo de adrenalina foi seguido pela calmaria trazida pelo herói da noite: o despertador. 

Esse sonho é um exemplar, entre os tantos que me impressionaram durante a vida, que, diferente de muitos outros, não caiu no esquecimento. O que origina esse fenômeno? Qual enigma está escondido no curioso ato de sonhar? E, acima de todas essas inquietudes, aquela que sempre chamou a minha atenção: qual seria a causa que desencadeia os sonhos? 

Sonhos: o despertar para um novo conceito

A Logosofia ensina que as imagens que vêm até a minha mente durante o sono têm uma relação intrínseca com o vivido hoje, ontem ou até em tempos imemoráveis. E que essas imagens não devem ser ignoradas, pois, como tudo que existe na Criação, elas existem por um motivo. Pois, da mesma forma que é necessário a cada órgão cumprir sua finalidade, permitindo ao corpo funcionar em sua plenitude, também é lógico pensar que com os sonhos não seria diferente.

Que experiências tenho vivido que justifiquem a produção de sonhos? Qual a relação entre o que eu estou vivendo e sonhando? Com o auxílio dos conhecimentos logosóficos, está tornando-se mais claro para mim que, quanto mais consciência eu tenha dos fatos, e, principalmente, dos pensamentos e sentimentos que ocupam o meu interno, mais sentido essas imagens simbólicas farão.  

E, embora buscar interpretar os sonhos seja importante para cumprir o propósito desse fenômeno, muitas vezes eu não tenho o conhecimento necessário sobre meu mundo interno para fazer isto de forma assertiva. Por exemplo, nem tudo de que me recordo quando acordo foi o que em realidade sonhei, já que a imaginação trata muitas vezes de preencher os espaços vazios do esquecimento. Por isso, estar atento às sensações que um sonho deixa ao acordar, como as do sonho que citei, são indícios que devo levar em conta.  

Se você, assim como eu, tem inquietudes sobre esse vasto tema, deixo como sugestão a leitura do livro “O Espírito” da literatura logosófica, que está disponível aqui no site para download. Nele, o autor dedica dois capítulos para falar sobre os sonhos, trazendo um conceito amplo e original. Um abraço e bons sonhos!