Aperfeiçoamento

Como se estuda logosofia

agosto de 2023 - 3 min de leitura
Aperfeiçoamento

Como se estuda logosofia

agosto de 2023 - 3 min de leitura

A palavra Logosofia, assim como a Ciência Logosófica, foi criada pelo pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche. Tem raízes gregas “logos” – verbo criador ou manifestação do saber supremo e “sophia” – ciência original ou sabedoria, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma escola, um método e uma técnica.  

A Logosofia veio ensinar a fazer ciência na própria vida, que nada mais é do que aplicar seus ensinamentos e observar os resultados que se podem alcançar; e, para isso, temos que partir do primeiro passo que é aprender a estudar Logosofia. 

Nos estudos a que estamos acostumados, geralmente realizados de forma teórica, usamos a memorização, muitas vezes com o objetivo de ilustração e informação, além de ser um estudo “extraindividual”.  Na Logosofia, o estudo é “intraindividual”; pratica-se no interno do próprio ser, visando conhecer os valores e deficiências trazidos na própria herança e aqueles adquiridos ao longo da vida. 

Os conhecimentos logosóficos estão destinados a formar um novo ser, uma nova individualidade e, por isso, o estudo é diferente. Os ensinamentos devem ser lidos e estudados com atenção, para que possam ser absorvidos pelo entendimento e cumprir com sua finalidade de se fixar na consciência e, consequentemente, de se manifestar numa conduta superior por meio das mudanças que os ensinamentos promovem no interno de cada um. 

O estudo de Logosofia deve ser feito com profundidade com o intuito de se alcançar um saber que deve ser incorporado à própria vida; os ensinamentos precisam ser experimentados no dia a dia, e os resultados, observados com o devido interesse, a fim de se atestar a sua eficácia.  

Quando se aplica um conhecimento, e se obtém um resultado feliz, o próximo passo é divulgar esse conhecimento. Dessa forma, os resultados alcançados ficam “impressos indelevelmente na consciência” e serão expandidos, ensinados, para que o conhecimento se perpetue na vida de outras pessoas. 

Visando facilitar o estudo, a Logosofia apresenta um método que consiste no estudo individual, onde se estuda o tema escolhido e leva-se à prática o que foi entendido; esse estudo individual é complementado com o estudo no coletivo para troca de vivências, experiências e compreensões, de modo que o  entendimento se amplie cada vez mais. 

O autor da Logosofia explica que:

Ou seja, os resultados alcançados com o estudo da Logosofia geram muitas energias internas, que nos impulsionam a continuar nesse caminho e que levam ao aperfeiçoamento individual.

 

Algo que a Logosofia também recomenda é a constância nos estudos, para que ele seja efetivo e eficaz; daí a necessidade de se dedicar diariamente um tempo a esse estudo. Assim, aos poucos, pode-se constatar que este é o estudo mais valioso da vida, o que leva ao conhecimento de si mesmo, à descoberta do próprio mundo interno!

 

Com a prática diária do conhecimento associado à própria vida, vemos como é possível manter ágeis as faculdades da inteligência, favorecendo o uso e manejo dos ensinamentos e permitindo que as melhores soluções sejam encontradas para os afazeres diários.

 

O estudo logosófico desvenda conhecimentos insuspeitáveis, como o sistema mental com suas faculdades e pensamentos, o sistema sensível, que também tem suas faculdades e sentimentos, as Leis Universais, as grandes concepções de Deus, do homem, do universo e da criação, o princípio de redenção de si mesmo, enfim, uma gama de novos conceitos que nos conduzem a uma vida mais consciente e, consequentemente, mais feliz.

 

Tudo é possível de se alcançar com êxito quando se dá a devida hierarquia aos objetivos a que nos propomos.

 

Quer saber mais… ? Venha conhecer a Logosofia mais de perto!

“o estudo e a prática da Logosofia demandam um pequeno esforço individual, esforço que se torna mais firme e continuado à medida que os resultados compensam, com amplitude, esses estimulantes e construtivos empenhos”;

Um pensamento de

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Descanso eterno… Por quê? Para quê?

Por que desejar o descanso eterno e para quê viver esperando por ele? Neste artigo, a autora Mayra Araújo reflete sobre como via o trabalho como castigo, aguardando ansiosamente férias e feriados. ...

Aperfeiçoamento

Deficiências Psicológicas: uma parte do conhecimento de si mesmo, por Flavia Aigner Pan | Logosofia

Já aconteceu de alguém apontar um traço negativo em sua forma de agir, e, após refletir, você percebeu que essa pessoa poderia estar certa? Neste episódio, Flávia explora as deficiências psico...

Aperfeiçoamento

A ciência de evoluir por escolha própria, por Jaqueline Miotto e Luiz Alberto Paludo | Logosofia

O ser humano é o único ser com a prerrogativa de evoluir por própria determinação. Mas como? Neste episódio, Jaqueline e Luís Alberto falam sobre algo que todo ser humano sonha em alcançar: Tr...