Autoconhecimento

Adaptação às adversidades

fevereiro de 2025 - 3 min de leitura
Autoconhecimento

Adaptação às adversidades

fevereiro de 2025 - 3 min de leitura

Quem diria que o ano de 2020 seria assim! Está escrevendo suas páginas na história da humanidade e marcando nossas vidas. Mas… e a nossa história — você está escrevendo a sua história? Eu acredito que cada um escreve a própria história, é responsável pelas próprias escolhas e pelos caminhos a seguir.

Então, pergunto: como você quer viver este momento? Muitos dirão que não podem escolher, afinal ninguém escolheu essa doença, ninguém escolheu a quarentena, nem ficar longe dos que ama. É verdade. Mas o mundo em que vivemos nos apresentou esta situação. E agora, como vamos passar por ela?

É sobre isso que estou falando. Sobre como nos adaptarmos às adversidades que a vida nos impõe. Fomos surpreendidos por uma realidade adversa, e a forma como cada um responde a ela repercute não só em nós mesmos, mas em todos os que nos rodeiam. Muitas pessoas sentiram-se paralisadas pelo medo diante de tantas circunstâncias inesperadas.

Existe uma realidade inquestionável com a qual temos que lidar: ou você se adapta ou não ─ é a Lei Universal de Adaptação. Adaptar-se nem sempre é fácil e, às vezes, implica certo sofrimento inicial, mas não se adaptar é certamente muito pior: é causar sofrimento para si mesmo.

Todos passamos por momentos de adaptação na vida: quando nos casamos, temos filhos, mudamos de cidade ou de emprego. Todas essas são situações que implicam uma resposta nossa. A forma como encaramos tais mudanças faz toda diferença. Quem não se adapta, sofre. E foi isso que eu pude constatar nesta experiência.

Carlos Bernardo G. Pecotche, autor da Logosofia, afirma que

É frequente constatar uma tenaz resistência a aceitar as mudanças inesperadas que costumam produzir-se nas situações tidas como permanentes na vida corrente; tanto assim que a primeira reação psicológica ou do sentimento é o desespero e o desconsolo, acompanhados de um profundo pesar, muitas vezes inibidor da reflexão. É claro que o tempo atua como sedativo e, em definitivo, é ele que traz a adaptação.(…) Adaptar-se é preparar dentro de si as condições adequadas para que o equilíbrio normal da vida perdure sem modificações, ainda que a vida se modifique tantas vezes quantas sejam necessárias ou o reclamem as circunstâncias. O contrário seria nos entregarmos como prisioneiros de um inimigo invisível, porém real, que estaria continuamente abatendo nosso ânimo.

Mudar não é fácil e exige esforço, paciência, movimento, e nem todos estão dispostos a fazê-lo. Muitas das adversidades que vivenciamos não são escolhas nossas; a escolha está em como vamos passar por elas.

Refletindo sobre toda essa realidade e como quero passar por ela de maneira consciente, eu me perguntei: o que a adversidade me ensinou? O que quero plantar neste momento em que estou vivendo? O que quero colher no final deste período de quarentena?

E você, como tem escolhido viver essa realidade e que lições tem tirado dela?


Um pensamento de

 Rosana Leitão
Rosana é brasiliense, mora em Águas Claras, Distrito Federal, é casada, mãe de 2 filhos. Graduada em psicologia e comunicação social, atua na área de recursos humanos em uma empresa pública. Docente do Centro de difusão e informação de Logosofia de Taguatinga desde 2008.

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Quem manda em mim?

Você já se sentiu um forasteiro dentro de si mesmo? Como se estivesse ali agindo, falando, mas na verdade, não é sua verdadeira vontade.

Autoconhecimento

Os seres não se encontram no mundo sem motivo; algo os aproxima, por Rafaela Gregório | Logosofia

Conviver é fácil? Uma das grandes oportunidades da convivência está em podermos, a partir do que enxergamos no outro, conhecer a nós mesmos e evoluirmos. Neste relato, a professora parte de um tr...

Autoconhecimento

Como corrigir sem brigar? Por Luciene Linhares Araújo | Logosofia

Na disciplina Projeto de Vida na turma de 2º Ano do Ensino Médio, ao consultar a turma sobre preferências em relação à área de atuação profissional, as professoras constataram um alto nível ...