O futuro dos povos e de toda a humanidade em conjunto depende muito da formação da juventude.
Os diversos países do mundo, configurados por sua situação étnica e geográfica, educaram suas juventudes seguindo as inspirações naturais do solo pátrio, determinando assim preferências que depois haveriam de caracterizá-los nas respectivas linhagens de grandes condutores políticos, oradores ilustres, filósofos, navegantes, artistas, gênios da literatura, expoentes máximos da ciência ou eminências do pensamento econômico. Cada nação se distinguia e sobressaía em heranças notáveis.
A preservação da cultura, o arraigamento das tradições e a indestrutibilidade da consciência nacional constituíram a preocupação básica de todas as antigas dinastias que reinaram por então em muitos povos do mundo. O anelo mais profundo e ardente que, pode-se dizer, o pensamento íntimo dos governantes continha, era o de estabelecer para seus reinos, sem perigo de perturbações, as correntes ascendentes de progresso na alma de todos os súditos, mediante continuados esforços de superação, sobretudo das massas inteligentes, a fim de conservar no conceito universal o posto de honra que lhes coube em alguma de suas melhores épocas, pelo fruto que souberam colher de suas inteligências, fruto que, por certo, beneficiou depois toda a humanidade.
A juventude requer ser preparada para as elevadas funções da vida superior
Isso quer dizer que existiu algo acima da ilustração comum e dos conhecimentos gerais que se costuma dar ao jovem para formar sua cultura corrente e convertê-lo em incipiente homem de ciência ou de estudo, de modo que possa desenvolver-se dignamente em qualquer das carreiras que ele escolha: existiu uma educação superior tendente a despertar aptidões distantes da índole comum, que obedeçam às altas finalidades contidas naquela preocupação apontada e que tendam a forjar em relevo novos capítulos encarregados de manter incólume o prestígio da espécie humana.
A preparação da juventude requer, pois, algo mais que a simples cultura escolar e universitária. Requer ser preparada à margem dessa instrução rotineira, da qual se encarrega a pedagogia comum; requer ser preparada para as elevadas funções da vida superior, seja no campo da política, da ciência, da filosofia, da docência, e ainda nas artes, na literatura ou na oratória.
 
     Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
  Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)  
                             Mônica Vieira
  Mônica Vieira  
                             Daniel Lery
  Daniel Lery  
                             Ângelo de Albuquerque Gazzola
  Ângelo de Albuquerque Gazzola  
                                     
                                    