Estava com meus filhos em casa, tendo simultaneamente que acompanhar o trabalho de um marceneiro, fazendo com que minha atenção estivesse bem diluída. Num certo momento, eles começaram a se desentender. Um chorava porque o outro estava incomodando, o outro falava que a culpa era do irmão, e por aí foi. Recordei-lhes da importância da amizade que se deve cultivar entre irmãos e que poderiam aproveitar melhor o tempo brincando. Disse também para cuidar dos pensamentos que estavam na mente e que fossem brincar no tanque de areia.

Os dois brincaram por um longo tempo com alegria, amizade, generosidade. Um ajudava o outro, o mais velho orientava as tarefas para o menor, e tudo transcorreu muito bem. Terminei de atender o marceneiro e depois fiquei por perto, sem interferir na brincadeira, arrumando algumas coisas em casa. Depois de mais de uma hora e meia brincando juntos na areia, sem nenhum desentendimento, chegou a hora do banho e, quando fui chamá-los, eles não queriam interromper a brincadeira.

Experimentei uma grande alegria ao vê-los serenos e felizes brincando juntos. Recordei-me dos diversos momentos em que observava pensamentos negativos que os faziam atuar mal e lhes pedia para identificá-los dentro deles. Como estava tranquila e atenta ao meu mundo interno e a tudo o que estava ocorrendo ao meu redor, percebi imediatamente a grata oportunidade que estava se apresentando: aproveitar aquele momento para estimular o positivo e mostrar a eles que tudo o que temos de bom dentro de nós é que nos permite viver momentos felizes, cultivar valores e sentimentos. Perguntei-lhes então:

— Por que vocês estão tão felizes brincando juntos há tanto tempo? Quais pensamentos e sentimentos estão presentes?

E eles foram respondendo: amizade, alegria, simpatia. Aproveitei para ressaltar outros: generosidade, pois vocês trocaram muitas vezes de brinquedo; colaboração, pois um ajudou o outro; respeito. Como é bom brincar contente ao lado do irmão, não é mesmo!? Dei um beijo e um abraço forte em cada um, dizendo o quanto havia ficado feliz por vê-los tão felizes, e mostrei-lhes que eles também estavam muito felizes, brincando com alegria.

Como foi bom conseguir atuar assim! Senti que também deixei manifestar dentro de mim tudo de bom que tenho: pensamentos, sentimentos, valores, conceitos novos e uma imensa confiança no futuro.