Uma das principais oportunidades que o conhecimento logosófico trouxe para a minha vida foi formar a consciência sobre um vasto mundo que está dentro de mim, chamado mundo interno. Ao explorar esse mundo pelo método de estudo da Logosofia, fui me surpreendendo a cada passo dado no conhecimento de mim mesmo e me redescobrindo como um ser humano de imenso potencial criador.
O que quero dizer com esse “potencial de criar”? Refiro-me à consciência de que posso ser o arquiteto do meu próprio destino.
Recordo que, em grande parte da minha juventude, encontrava-me à mercê de pensamentos que, por equívoco, acreditava serem meus. Assim, inconscientemente, eu me sentia como navegando em uma onda no mar, seguindo o fluxo de opiniões alheias, sem a verdadeira liberdade para forjar as minhas próprias opiniões e direcionar o meu destino. Várias distrações dominavam minha mente, dificultando a formação dos meus próprios pensamentos e tornando cômodo seguir o fluxo daqueles já estabelecidos por outras mentes ao meu redor.
Com a ciência logosófica, estou tendo a oportunidade de aprender a criar os meus próprios pensamentos, substituindo aqueles que são alheios à minha vontade e não atendem aos meus propósitos de vida. Por muitos anos, eu estava dirigindo meu carro por uma rota que não fora traçada por mim, sem ter a segurança de saber onde iria chegar.
Você já se sentiu dessa forma, como um navio à deriva em alto mar, à mercê das ondas e dos ventos vindos de diferentes direções?
Ser um estudante de Logosofia é iniciar um processo consciente de tomada de decisões sobre o próprio futuro. Esse futuro começa no individual, mas acaba afetando também o coletivo, a humanidade. Ao me tornar um ser humano melhor, posso servir melhor à humanidade por meio das minhas ações, sendo um amigo mais presente e sensível, um companheiro mais afetivo e dedicado à família, um colega disciplinado e atencioso no trabalho, e assim por diante, em todos os campos de atuação na vida.
Conhecer o meu mundo interno me permite ampliar o mundo em que transito diariamente, independentemente das circunstâncias. É ser o verdadeiro dono dos meus pensamentos e atitudes, alinhados a um propósito de vida de realizar o bem. Além disso, por ser um aprendizado constante, o erro se torna uma nova oportunidade de aperfeiçoamento próprio, um estudo novo a ser realizado por meio do método logosófico para identificar como eu posso atuar melhor em cada circunstância e desafio que a vida me apresenta.
Essa nova cultura que a Logosofia ensina a viver é a cultura da evolução de si mesmo, que me capacita a ser o responsável por construir, conscientemente, o meu próprio destino.