Família

As Leituras de Histórias à Noite para os Filhos

maio de 2023 - 2 min de leitura
Família

As Leituras de Histórias à Noite para os Filhos

maio de 2023 - 2 min de leitura

À noite leio historinhas para as crianças, antes de dormirem.

Uma cena corriqueira: camas e crianças arrumadas, iniciamos a jornada de leitura.

Comumente, são leituras que trazem valores que podem ser aplicados em suas vidas.

As crianças adoram esse momento de interação, divertem-se e ficam felizes com a minha participação nessas atividades. Eu também me sinto contente com isso.

Uma simples colaboração que o pai ou a mãe pode oferecer na educação dos filhos; momentos ímpares onde a atenção se fixa nas imagens ou histórias apresentadas — olhinhos e ouvidos aguçados.

Passado o tempo necessário, menciono o mantra:

“Concluímos, está na hora de dormir, amanhã tem mais!”

Numa madrugada dessas, acossado por vários pensamentos negativos, eu me levantei da cama e fui ao quarto das crianças para observá-las e cobri-las, devido ao tempo frio. Vi que, felizmente, descansavam tranquilas e serenas.

Fui à cozinha beber água e refleti por alguns minutos que, durante os dias, as semanas e os anos, as atenções individuais concentram-se no trabalho, no aprimoramento profissional ou em adquirir uma posição financeira confortável.

São as principais metas, num mecanicismo secular, automáticas e previsíveis.

As causas são muitas; nós as reconhecemos, mas nos negamos a mudar de regras pessoais em nome do materialismo. Muitos pensamentos são formados por esse ciclo de preocupações, estresse e urgências, e percebi que, nessa noite, o meu recinto mental estava repleto deles.

Já refeito com as defesas mentais necessárias, refleti sobre as consequências dos pensamentos negativos na minha vida, concluí que deveria aumentar o arsenal daqueles mais edificantes e construtivos, em prol de dias mais suaves e tranquilos.

Não estaria sendo honesto com as crianças lendo histórias edificantes, quando meu quadro mental e psicológico era o contrário.

A leitura que realizo com meus filhos tem como objetivo o estímulo ao saber, despertar o interesse na cultura e na prerrogativa do conhecimento. O que posso ensinar está diretamente relacionado ao que faço e vivo, com o auxílio das defesas mentais.

A Logosofia ensina que “Quando presidir sua mente o pensamento que determinará com firmeza sua dedicação ao cultivo desse saber, sentirá nascer fortes defesas mentais em você e começará a desfrutar, com amplitude, da liberdade que ele concede.” 

Dessa forma, aprendo, aplico e ensino, num ciclo vital. Livre para contar as melhores histórias.

Tags: Educação,

Um pensamento de

 Danilo José Ulhoa
Danilo J.Ulhoa, bioquímico e empresário em análises clínicas, formado pela UFMG-MG, conheceu a Logosofia na faculdade e integra o corpo docente da Fundação Logosófica de Paracatu, Minas Gerais, desde 2001.

Você também pode gostar

Família

Sete recursos para educar com amor

Se recursos para educar com amor, reflexões sobre como fazer jus à responsabilidade espiritual que temos com nossos filhos.

Família

A importância de unir a mente ao coração

O autor buscou cultivar a unidade entre a mente e o coração, buscando proteger o propósito de viver uma experiência profissional com seus familiares.

Família

Desafio sobre duas rodas

Desconstruindo um paradigma parar ensinar meu filho a andar de bicicleta sem rodinhas.