Sociedade

Apreendendo a pensar e a servir o semelhante

outubro de 2025 - 2 min de leitura
Sociedade

Apreendendo a pensar e a servir o semelhante

outubro de 2025 - 2 min de leitura

Pensar é uma das capacidades mais naturais do ser humano, mas também uma das menos praticadas de forma consciente. Costumamos confundir o ato de pensar com pensamentos, ideias, imaginação ou qualquer outro movimento mental, sem nos darmos conta de que se trata de um dos poderes mais importantes para a vida.

Para a ciência logosófica, pensar é também observar, meditar, refletir e selecionar. Quando cultivado conscientemente, pode tornar-se uma grande aptidão humana. Desenvolver essa faculdade da inteligência significa ampliar a capacidade de criar uma nova vida, sustentada por virtudes e valores que tornam possível a realização do bem para si e para os demais.

Muitas vezes associamos o ato de servir a gestos materiais, mas existe uma forma mais sutil e poderosa: pensar em benefício da humanidade. O pensar, quando aprendido conscientemente, pode converter-se em uma força transformadora, capaz de mudar a própria vida e o mundo ao nosso redor, tornando possível a caridade invisível por meio da edificação do permanente e da promoção da evolução humana.

Nesse aprendizado, o conhecimento logosófico tem um papel fundamental. Por sua natureza elevada e transcendente, ele fecunda a mente, promove o ato de pensar e permite que esta cumpra sua missão: criar pensamentos próprios, elevados e, com eles, servir à humanidade.

Sendo assim, servir passa a ser uma consequência natural do aprender a pensar e revela-se fundamental para a ampliação da vida. À medida que vamos aprendendo a conhecer os pensamentos e a dominá-los, percebemos também que eles são essenciais para a construção de uma existência mais lúcida e autônoma.


Um pensamento de

 Mônica Vieira
Odontóloga, nasci no Rio de Janeiro , RJ, estudei odontologia UFF/NF. Sou estudante de Logosofia no Rio de Janeiro

Você também pode gostar

Sociedade

A formação da individualidade é o que dá bases para um futuro melhor

Você já parou para pensar sobre a cultura de um povo, de uma raça? Já se viu falando palavras que até pouco tempo não faziam parte de seu vocabulário? Já reproduziu ações que não fazem part...

Sociedade

Como cheguei à Logosofia

Fátima Pessoa descreve que buscava conhecimentos e respostas para as suas inquietudes, Conheceu o ambiente, os estudantes, os docentes, os ensinamentos logosóficos e encontrou de forma surpreendente...

Sociedade

Nova concepção sobre democracia e política

O exercício da democracia está ainda em seus primeiros estágios. Simbolicamente, na história da humanidade ela encontra-se ainda no berçário. Serão necessários muitos esforços para que possam...