A Vida e seu Significado

 

Olá, gostaríamos de dar as boas-vindas para estudar com a gente sobre esse conceito importantíssimo: a vida.

Abaixo importante ensinamento de Raumsol sobre o tema:

A verdadeira vida é a que a Logosofia ensina a viver.

Aqui eu conto um pouco como essas reflexões surgiram em mim.

 

Há algum tempo eu me deparei com esta pergunta e vi que, até então, eu vivia porque sim. Vivia no automático. Acompanhava a sequência educacional comum, e, nessa esteira de formação de pessoas que nos empurra para a próxima etapa, o máximo que pude optar foi por escolher a profissão com que eu tinha mais afinidade, desde que estivesse dentro de profissões consideradas “boas”. Mas isso nunca foi uma pressão consciente dos meus pais, nem de qualquer outra pessoa; foi sim mais um caminho automático, percorrido inconscientemente sob a sugestão da sociedade em que vivemos.

Mas será que viver é isso? Isso é de fato a vida?

Eu ainda não tinha olhado para dentro e me perguntado, com toda a sinceridade, qual era o significado da minha vida e como eu queria conduzi-la.

Até que chegou o momento em que eu me fiz esta pergunta. E o que me fez realizar essa reflexão foi uma crescente inquietude sobre a vida, que passou a me deixar incomodado com o dia-a-dia, que às vezes aparecia na forma de um vazio e que eu não sabia muito bem definir.

Foi a própria vida, em um texto talvez parecido com este, que fez com que eu me deparasse com um novo conceito a respeito dela.

Passei então a sentir e conceber a Vida como uma grande Oportunidade para Evoluir.

Possivelmente todos nós já escutamos isso alguma vez. Mas, para mim, aquela tinha sido a primeira vez que compreendia, um pouco mais profundamente, aquela frase. Passei a ver que cada experiência vivida por mim representava uma oportunidade de extrair o néctar do conhecimento e de escrever mais uma página no livro da minha evolução.

Além disso, vi que evolução não significava apenas adquirir conhecimentos transcendentes: significava também cultivar sentimentos superiores, como a gratidão, a generosidade e o afeto. Nesse processo, podemos começar a experimentar o verdadeiro sentimento de fazer o bem e de nos tornarmos úteis aos nossos semelhantes. Podemos também escrever muitas belas páginas no Livro de nossa Vida, assim como escrever bonitas páginas em conjunto com outros seres!

Esperamos que, neste ciclo, vocês possam desfrutar das diversas experiências de estudantes de Logosofia que passaram a ver a vida de outra forma.

A primeira editoria desse ciclo é “Tempo é vida” Veja abaixo a experiência de vários Estudantes de Logosofia sobre esse tema.

Bons estudos,

Rafael Passos

Estudante e docente da Fundação Logosófica