Sociedade

A construção de uma nova cultura

junho de 2025 - 4 min de leitura
Sociedade

A construção de uma nova cultura

junho de 2025 - 4 min de leitura

Eu adoro viajar e, nas viagens que faço, busco conhecer os lugares mais característicos da região. Faço  questão de  experimentar as comidas típicas locais e conversar com os locais sobre como é viver naquele lugar, sob a influência daquela cultura.

O conjunto de hábitos, conhecimentos e características que definem um determinado grupo forma uma cultura. Muitas vezes, a cultura de um lugar regula a convivência de todo um povo. Em suma, cultura é patrimônio, é herança e constitui parte do que cada um é, perdurando por anos e até séculos.

Entretanto, sem desmerecer os riquíssimos elementos artísticos, históricos e gastronômicos que existem no mundo, é perceptível que a cultura vigente, em seu aspecto moral e espiritual, apresenta sinais inconfundíveis de decadência

Segundo a Logosofia, a cultura atual falha em sua base, pois não é capaz de ensinar o homem a se conhecer, a compreender o mundo mental que o rodeia, a compreender, amar e respeitar a Deus, nem a descobrir Sua Vontade por meio das Leis Universais.

Diante desse cenário, sinto a necessidade de uma cultura que transcenda as características psicológicas e comportamentais atuais; uma cultura baseada em elementos superiores, que se constitua em patrimônio espiritual da humanidade e que tenha origem no mundo mental, independentemente do país ou continente em que as pessoas se encontrem.

A partir da identificação dos agentes causais de tamanha desorientação da cultura vigente, a ciência logosófica apresenta a oportunidade de vivermos uma nova vida, por meio de novas concepções que suportam a criação de uma nova cultura:  ativa, construtiva, reformadora e original, que pode ser forjada mediante o aperfeiçoamento individual. 

O processo de evolução consciente, base desse aperfeiçoamento individual, convida a uma revisão de conceitos. Assim, temos a oportunidade de nos colocar conscientemente diante dos conceitos até então admitidos, os quais, muitas vezes, são formados por crenças e preconceitos que guiam a nossa vida por um caminho equivocado e nos impedem de alcançar uma compreensão mais pura sobre eles. 

Para a Logosofia, os conceitos constituem as verdadeiras reservas morais da humanidade. Por isso, sua revisão é um dos primeiros passos para a construção dessa nova cultura.

Um dos conceitos que venho ampliando é o de amizade, em tese simples de ser vivido, mas que, na prática, apresenta seus desafios. Mais do que isso, cumpre prerrogativas elevadas quando colocado em prática conscientemente. Desde a infância, tenho facilidade em me vincular às pessoas, mas, recordando e estudando algumas experiências, descobri que, em determinadas situações, não fiz o que me cabia para manter alguns vínculos. Por exemplo, permiti que questões secundárias e passageiras abalassem uma amizade, minando os valores que fundamentavam aquele relacionamento. Achava que estava oferecendo muito mais do que o outro e, por isso, atuei com indiferença, vaidade e orgulho, não fazendo mais questão de cultivar aquela relação. Além disso, não perdoei alguns erros do outro, agindo com rigidez, e, muitas vezes, não cultivei a atenção e constância necessárias para manter viva a amizade.

Eu penso que a “facilidade” de desfazer vínculos decorria justamente da ausência de um conceito elevado de amizade, que não me permitia ter condições e recursos para conciliar as diferenças e preservar a relação.

Hoje, compreendo que a amizade proporciona experiências que estimulam a superação, possibilitando o cumprimento de prerrogativas superiores, como a de evoluir e colaborar com os demais nesse processo. Ela está intimamente relacionada com a própria essência do ser humano enquanto um ser espiritual.

A Logosofia ensina que a amizade é um valor de essência superior no ser humano, que o eleva e dignifica, tornando-o generoso e humanitário. É por meio dela que se unem os homens, os povos e as raças, e é sob seus auspícios que haverá paz na terra. 

Existe algum elemento mais valioso do que esse para o cultivo de uma nova cultura para toda a humanidade?

Assim como os problemas da cultura vigente têm origem no indivíduo e se expandem para o coletivo, a solução também está dentro de cada um, com o manejo adequado dos recursos que todos possuem, mas muitos desconhecem.

À medida que essa cultura vai ganhando espaço no interno de cada um, ela vai se ampliando para os demais ambientes, alcançando a humanidade mais próxima daqueles que se dedicam à construção desse bem.

A nova cultura já existe, e você pode fazer parte dela!


Um pensamento de

Você também pode gostar

Sociedade

A formação da individualidade é o que dá bases para um futuro melhor

Você já parou para pensar sobre a cultura de um povo, de uma raça? Já se viu falando palavras que até pouco tempo não faziam parte de seu vocabulário? Já reproduziu ações que não fazem part...

Sociedade

Como cheguei à Logosofia

Fátima Pessoa descreve que buscava conhecimentos e respostas para as suas inquietudes, Conheceu o ambiente, os estudantes, os docentes, os ensinamentos logosóficos e encontrou de forma surpreendente...

Sociedade

Nova concepção sobre democracia e política

O exercício da democracia está ainda em seus primeiros estágios. Simbolicamente, na história da humanidade ela encontra-se ainda no berçário. Serão necessários muitos esforços para que possam...