Os três pés de seriguela
João da Silva Duarte, de Joinville, conta como uma situação entre pai e filho se transformou, sob a luz do conhecimento, em uma experiência de grande aprendizado e constatação de uma verdade inquestionável.
Ana Clara de Souza, de Joaçaba, traz uma reflexão importante: Diante de um imprevisto que nos obriga a cancelar os planos de uma semana pela qual ansiosamente esperávamos, o que fazer? Aceitar o inevitável não é o suficiente. É preciso enxergar que oportunidades novas podem aparecer, sobretudo aquelas que nos fazem dar valor ao que realmente importa na vida.
Nesta instigante entrevista feita por Helena Jucá Vasconcellos, três avós, Sebastião Pádua, Eliane Lannes e Minako Okada, docentes Rio de Janeiro, relatam os recursos que têm utilizado na convivência com os netos e com a família. Revelam os recursos da Pedagogia Logosófica para tão transcendente missão.
A chegada da adolescência traz mudanças físicas e biológicas repentinas. Aparecem novos hormônios na corrente sanguínea, existe a eliminação de neurônios que não são mais utilizados, o cérebro se reorganiza para a vida adulta. Geralmente manifestam grande distração, timidez, alterações de humor, mas também apresentam uma força de expansão, ele quer crescer, quer conquistar o mundo e possui um grande potencial criativo. Mas nessa fase acontece também algo muito interessante, os pais precisam se transformar para acompanharem seus filhos. Devem se aperfeiçoar para encaminhar o adolescente para uma vida mais consciente.
Entre as diversas formas de interação entre dois seres humanos, o namoro é uma das mais completas e instrutivas. Neste relato, Fábio Bicalho convida para uma dança pelas particularidades que tornam essa experiência afetiva tão especial para quem busca conhecer a si mesmo e alcançar novos estágios de evolução.